O que é a TANB média?

Segundo o Banco de Portugal a TANB média ou Taxa Anual Nominal Bruta

“É a média das diferentes TANB que sejam aplicáveis ao longo da vida do depósito, ponderadas pelos respectivos prazos de vigência.

in Depósitos Bancários – Direitos & Deveres – Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal.

Por outras palavras, se um depósito tiver duas TANB ao longo da sua existência e estas estejam em vigor, cada uma, em metade do tempo de duração do depósito, a TANB será simplesmente a média das duas TANB.

Já se alguma delas estiver em vigor durante mais dias do que a outra, a média apura-se multiplicando cada TANB pelos respetivos dias em que esteve em vigor, dividindo-se o resultado global (a soma dos produtos das TANB pelos respetivos dias) pelo total de dias que o depósito tem de prazo.

Esta média da TANB pode ser usada como termo de comparação entre diferentes depósitos a prazo, contudo, não de verá ser o único fator a ter em consideração. Aspetos como o montante mínimo exigido no depósito, a eventual perda de juros em caso de mobilização antecipada do dinheiro depositado, a própria possibilidade de mobilização antecipada ou ausência dela, o prazo, bem como o momento em que ocorre o pagamento de juros são outros fatores caracterizadores de um depósito e que devem ser ponderados por cada investidor.

Pode encontrar mais informação sobre depósitos a prazo no Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal e pode encontrar aqui informação sobre os melhores depósitos a prazo atualizada regularmente.

Portal Cliente Bancário

Este artigo foi atualizado em maio de 2019.

2 comentários

  1. As taxas nominais anuais nunca são comparáveis a não ser se tiverem todas capitalização anual, pois ignoram o efeito da capitalização de juros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *