O que devo fazer para renovar a minha carta de condução?

Encerramos com este artigo a série de três que surgiram na sequência do artigo “Tem a certeza que a sua carta de condução não está fora de prazo?” com a promessa de voltar a otema caso se justifique. Tendo por base informação oficial do IMTT procuramos dar destaque a algumas questões importantes associadas à carta de condução. Por exemplo, quais os procedimentos que deverei cumprir para revalidar a carta de condução?

Eis o que deverá fazer para renovar a sua carta de condução segundo o IMTT:

“Para comodidade dos condutores, o IMTT disponibiliza os formulários para o pedido de revalidação da carta, sendo necessário:  

  • Preencher directamente no computador ou manualmente depois de impresso, e assinar, o formulário Modelo 1 IMTT. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura. (Consultar Instruções de Preenchimento); Nota: Se pretender entregar o pedido num dos Balcões PAC/BMS, o Formulário “Modelo 1” é fornecido no local, pelos respectivos serviços);
  • Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMTT, Loja do Cidadão e Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC/BMS), da sua área de residência.(Nota:Os PAC/BMS não efectuam revalidações com inclusão do Grupo2)
  • O condutor receberá em casa um aviso postal para levantar a nova carta na estação dos CTT mais próxima da sua residência, contra a entrega da carta antiga.

Os impressos estão disponíveis no sítio do IMTT em Formulários – Condutores e Veículos
Recomendações para a impressão do Modelo 1 IMTT 

Este formulário não pode ser fotocopiado. Como tem espaços reservados à sua fotografia e assinatura, para posterior leitura óptica, requer especial cuidado e atenção quanto ao modo de impressão.

  • O Modelo 1 IMTT só pode ser aceite quando impresso, a preto e branco ou a cor, em modo de “Qualidade” (letter quality);
  • Antes de o imprimir verifique se os tinteiros estão a acabar, situação em que a impressão poderá não ter a qualidade necessária para ser validado.

Nota: Caso tenha havido outras alterações (Ex.: Morada), não se esqueça de as assinalar também.”

Não se esqueça de levar consigo todos os documentos necessários conforme destacámos aqui: “Que documentos devo apresentar para renovar a carta de condução?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *