Moody’s volta a descer rating de Portugal

Portugal passou a lixo, segundo a Moody’s. Sobre esta novidade do final da tarde, sugerimos a leitura da opinião ácida de Luis Nazaré citada na Agência Financeira, aqui: “Luís Nazaré: agências de rating deviam ser varridas“.

Um excerto:

«Não sabemos se leva em conta ou não (o imposto especial recentemente anunciado pelo Governo), porque ninguém sabe como funcionam estas agências. As suas motivações nós sabemos quais são e não será certamente por acaso que este corte acontece quando há dois dias de baixa de juros da dívida soberana portuguesa», afirmou.

«Como não acredito em coincidências e como tenho as agências de notação sob altíssima suspeita, não as desculpabilizo dizendo que são instrumentos normais do mercado. Não são, são instrumentos anormais do mercado que deveriam ser completamente varridos», sublinhou.

4 comentários

  1. Perante este cenário cada vez mais negro, como me poderei preparar para o pior? Como salvaguardar o meu dinheiro, perante as várias hipóteses futuras possíveis (das mais “cor-de-rosa” às mais “negras”)? Não pretendo enriquecer com a crise.. apenas não passar a ser (mais) um jovem engenheiro “à rasca”. Acho que haverá muitos com este tipo de dúvidas, actualmente.

  2. Contentes com esta Politica ? com a troca do ps por o psd/cds ? esta foi a escolha do BE e do PCP (partidos dos trabalhadores),agora sem metade do 13º mes,galp,edp,tap,etc.etc. iva mais alto,pagamento de portagens,esta esquerda me parece k n bate a bota com a perdigota

  3. É engraçado verificar estas reacções a uma notação que apenas transparece a realidade sobre o que se está a passar no País, Europa e Resto do Mundo.
    Não saindo do tema central, esta notação serve apenas como referência a potenciais investidores na Dívida Soberana da República Portuguesa, tendo como é óbvio por contágio, influência no rating de toda e qualquer entidade estatal e privada que tenha o seu core business em Portugal. i.e. Autarquias e Bancos…
    Analisemos a situação de perspectiva da Moody´s, Portugal tecnicamente está falido, dai o empréstimo do FMI e FEEF, as perspectivas de crescimento económico nos próximos anos é de 1% ao ano se não for inferior, Portugal será o único País do Mundo em recessão, algo que tenho dúvidas mas é o que todos os estudos económicos apontam. Ora face a este diagnóstico qual seria a notação que dariam a Portugal? Lixo, Lixo e Lixo. É natural e faz parte do funcionamento dos mercados financeiros. Sim, sabemos que as agências erraram antes da crise dando notações de AAA+ a quem pouco tempo depois se verificou que estava falido, Lehman Brothers, mas ai falamos de um Banco altamente alavancado no famoso subprime que rebentou antes do tempo previsto.
    No entanto, se alguém que vos pedir para analisarem o risco de pagamento das suas dívidas e verificarem que as condições são as de Portugal, vocês iriam querer investir o vosso dinheiro nesse País? Provavelmente não, pois bem, é isso que a Moody´s está a dizer, nada mais. Quanto ao que fazer ao vosso dinheiro, depósitos a prazo para quem tiver aversão ao risco é a melhor solução.

  4. pesso um favor de analizarem se uma irma de modesto que vive em Franca e a minha mae porque a concervadora do registo civil dece-me que a minha mae pode-me ter tido os 56 anos esta irma de Modesto Simoes Silveiro tem 95 anos se for a minha mae biulojica 56mais 39 que eu tanho de idade da os anos de idade dela ela nasceu em 1916 mais 56 da 1972 data do ano que nasci sera que e esta a minha mae e registoume em nome da cunhada para nimgem saber que ela teve-me com o irmao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *