Montepio, Zurich, PT Comunicações e Metro de Lisboa são as empresas com os clientes mais satisfeitos em cada sector

Foi recentemente publicado mais um Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI Portugal), relativo ao ano 2010. O estudo analisa seis grandes sectores de actividade  (Banca, Seguros, Comunicações, Águas e Combustíveis mais Gás em Garrafa) – que se desdobram em sub-sectores -, mais os transportes das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa.

Nos Seguros, a Generali, depois de dois anos consecutivos a conquistar a palma da seguradora com os clientes mais satisfeitos, este ano foi ultrapassada pela Zurich que surge como a preferida. Em alguns dos restantes sectores surge este ano a indicação dos “vencedores”: Montepio (Banca); PT Comunicações (Internet Fixa) e pelo Metro de Lisboa (Transportes da Área Metropolitana de Lisboa). Não há, contudo, indicação pública de um ranking por empresas que vá além deste elogio aos vencedores.

O estudo é extenso e detalhado e vale a pena espreitar mais alguns detalhes. Como habitualmente o sector das comunicações é dos que gera mais reclamações parecendo haver sinais de que a capacidade de resposta às mesmas estará a melhorar. Imagem, satisfação, lealdade, reclamações, valor percebido, qualidade percebida são alguns dos quesitos observados e que permitem obter informação útil para os respectivos industriais, mas também para os seus clientes.

Este estudo é feito por uma equipa em que participam o Instituto Português de Qualidade, a Associação Portuguesa para a Qualidade, O Ministério da Economia e a Universidade Nova de Lisboa( ISEGi) e recolhe dados desde, pelo menos, 1999. Poderá aceder aqui ao nosso comentário sobre algumas edições anteriores:  

Deixar uma resposta