Legislativas 2011 – vou votar (Resultados)

Conforme prometido, fechamos hoje, em vésperas do dia de reflexão a nossa pesquisa aos leitores relativa à intenção de voto nas eleições legislativas portuguesas do próximo Domingo. Naturalmente , os resultados apurados desta forma não revelam mais do que a curiosidade de conhecer de forma aproximada como votarão os nossos leitores que resolveram participar.
Fechamos a pesquisa com 4443 votos expressos ao longo das últimas semanas. Os votos em branco foram descendo em termos relativos desde o início mas ainda assim fecharam com 7,9% do total (votos nulos 1,9% e intenção declarada de não ir votar 4,4%).
Quanto às percentagens de votos nos partidos considerámos dois cenários (em ambos numa lógica de voto validamente expresso, na qual votos brancos e nulos são irrelevantes).
Num primeiro cenário apurámos a percentagem de votos considerando todos os partidos.
O grupo de outros partidos cativa 9% dos votantes leitores do Economia e Finanças, com particular destaque para o MEP e PNR (2% cada), PAN (1,3%) e PCTP-MRPP (1,1%). Em tese, algum destes partidos poderia vir a eleger deputados caso esta percentagem viesse a ser real e, em particular, se a votação se concentrasse em distritos que elegem um maior número de deputados e onde a proporcionalidade está melhor defendida face ao método de Hondt. Neste cenário o PSD obteria 31.6%, o PS 24,6%, o CDS 17,1%, a CDU 11,4% e o BE 6,3%. No segundo cenário valorizamos apenas a votação nos partidos que actualmente têm representação parlamentar e os resultados respeitam a hierarquização que tem surgido nas sondagens ainda que exacerbando a votação no CDS e penalizando a do PS. Eis os resultados para compara no próximo dia 5 com os reais:

PSD 34,8
PS 27,0
CDS 18,8
CDU 12,5
BE 6,9

Deixar uma resposta