Exportações e importações em desaceleração mas com evolução positiva

O INE acaba de divulgar a informação mais recente sobre comércio externo e revela que as exportações, entre maio e julho de 2011, aumentaram 14,9%, em termos homólogos, (17,4% entre abril e junho) enquanto as importações cresceram apenas 0,2% no mesmo período (1,9% entre abril e junho) ficando assim clara uma desaceleração nos dois indicadores. Ainda assim a balança comercial continua a evoluir de forma favorável continuando a redução do desequilíbrio estrutural entre exportações e importações. No trimestre terminado em julho de 2011, a taxa de cobertura das importações pelas exportações é de 73,9% enquanto no mesmo período de 2011 era de 64,5%.

As indicações mensais mais recentes, se forem reveladoras de uma tendência a manter, apontam para um menor ritmo do reequilíbrio da balança comercial.

Como nota adicional à publicação habitual o INE divulgou hoje um estudo sobre a “EVOLUÇÃO DOS PRODUTOS DOS SECTORES INDUSTRIAIS TRADICIONAIS NA SAÍDA DE BENS 1993-2011 (1º semestre)”. Este estudo será acompanhado, em breve, no “Onde estão os Números“.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *