Descontos no Cartão de Cidadão em breve

A emissão do Cartão de Cidadão vai ter, em breve, descontos ao nível do custo de emissão. Não são ainda conhecidos os valores nem quando entrarão em vigor, mas houve o compromisso recente de acelerar esta que era uma intenção do governo com vista a generalizar o uso deste Cartão. O Cartão de Cidadão é usado presentemente por menos de metade dos cidadãos portugueses e tem de ser renovado obrigatoriamente em cada 5 anos.

Não querendo estar a minar as boas intenções do governo chamamos (mais uma vez) a atenção para este facto que poderá ser altamente penalizador, particularmente para os idosos que, tendo hoje bilhete de identidade vitalício, se verão assim obrigados a, de 5 em 5 anos, passar pelo processo burocrático e oneroso da reemissão do Cartão de Cidadão. Segundo conseguimos apurar, a validade das certificações digitais em vigor a nível internacional não pode ser superior a 5 anos, o que estará na base da renovação obrigatória do cartão. A partir de certa idade (não temos presente qual) o bilhete de identidade passava a ser vitalício.

Os preços em vigor (não promocionais) podem ser consultados aqui:  Quanto custa o Cartão de Cidadão?

Assim que houver mais detalhes sobre este assunto, voltaremos a dar notícia.

Tagged under:

1 Comentar...

  • maria fernanda costaResponder

    Cumprimentos ao Economia e Finanças cujas dicas e alertas muito me têm ajudado!
    Quanto ao cartão do cidadão, se bem que eu ( e muita gente) ainda não tenha entendido a razão por que há dados que não são incluídos, não me desperta qualquer ” simpatia”.
    Para quem já tem o BI vitalício, espera-se que o senhor governo não determine a sua invalidade… para obrigar as pessoas a ” digitalizarem-se “,( o que a acontecer pode originar um número enorme de indocumentados….) Quanto aos outros, apenas quero referir que a classificação de ” vitalício ” está prevista legalmante aquando da primeira renovação, após se completarem os 65 anos.
    mfernanda

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.