Balcão “Vamos ter uma criança” nas Lojas do Cidadão

Não testámos ainda o serviço “Vamos ter uma Criança” mas parece ter todo o poetencial para ser muito útil a famílias com crianças e, em particular, a jovens famílias fica a dica:

” (…) porque as primeiras semanas de vida de uma criança podem ser agitadas e repletas de experiências e constante adaptação, aprendizagem e descoberta, o balcão “Vamos ter uma criança” apresenta informações e serviços relacionados com o registo e obtenção dos documentos de identificação do bebé, conselhos sobre alimentação, saúde e conforto, alertas sobre os procedimentos a adoptar se pretendem viajar com o novo elemento da família, entre muitos outros temas que constituem as principais preocupações de pais e mães.

O balcão “Vamos ter uma criança” está disponível no Portal do Cidadão e, no final do mês de Abril, estará também disponível através da linha telefónica 707 24 11 07 e nas Lojas do Cidadão, numa fase inicial, nos balcões Multisserviços das Lojas do Cidadão de Santo Tirso, Castelo Branco e Coimbra.”

Informação recolhida no Portal do Cidadão.

Para melhor se perceber que serviços e informação está disponível de forma centralizada veja-se este excerto (e é mesmo uma ínfima amostra) da página de entrada:

Pode consultar estes dossiers…

 

1 – Planear uma criança

 

A decisão de ter uma criança é um dos momentos mais importantes na vida de um homem e de uma mulher. Como tal, deve ser planeada com o mesmo cuidado que outros acontecimentos importantes da vida, desde os primeiros momentos. Conheçam aqui as informações e os serviço…

 

2 – Estar grávida

 

Agora, estou grávida. Que cuidados de saúde devemos ter? O que dizer à entidade patronal e quais os nossos direitos? Temos direito a algum apoio financeiro? Como se vai chamar o(a) nosso(a) filho(a)?Estas são algumas das questões que vão surgindo à mãe e ao…

 

3 – Preparar o nascimento

 

Dedicar os últimos meses da gravidez à preparação do nascimento do(a) bebé ajuda a reduzir a ansiedade do pai e da mãe. Nesta área, podem obter informações sobre a preparação para o parto, bem como sobre as condições de acolhimento da …

 

4 – Somos pais

 

As primeiras semanas de vida de uma criança podem ser agitadas e repletas de experiências e sensações. É uma fase de constante adaptação, aprendizagem e descoberta para a mãe, o pai e o bebéAqui encontram informação e serviços relacionados …

 

5 – Direitos dos pais

 

A mulher grávida e o futuro pai, e até mesmo os avós, possuem vários direitos definidos na legislação portuguesa. Conheça, de forma fácil e intuitiva, os principais direitos, desde a gravidez, ou da adopção, até ao primeiro ano de vida da crian&…

    Pode realizar estes serviços…

Informações e formulário para a realização do pedido bonificação do abono de família de crianças e jovens com deficiência.
Informações e possibilidade de realizar online a prova da matrícula num estabelecimento de ensino, para efeitos de abono de família.
Informações e possibilidade de realizar online o pedido de abono de família para crianças e jovens.
Informações e possibilidade de realizar online o pedido de abono de família pré-natal da Caixa Geral de Aposentações.
Informações e possibilidade de realizar online o pedido de abono de família pré-natal.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *