A melhor notícia do ano? Portugal regista excente comercial em Agosto de 2011

Em termos económicos esta será das melhores notícias deste ano: na sequência do que vinha acontecendo nos últimos largos meses a balança comercial de bens e serviços registou em Agosto de 2011, pela primeira vez foi superavitária. O que quer isto dizer? Que conseguimos vender bens e serviços ao estrangeiro em valor superior aos bens e serviços que tivemos de comprar lá fora.

Os dados são estes: em Agosto a taxa de cobertura das importações pelas exportações foi de 102,1% fruto de um incremento de 14,0% das exportações e de uma estagnação das importações face ao mesmo mês de 2010. Em termos de acumulado anual a taxa de cobertura foi até Agosto de 89,7%. Segundo a fonte consultada (relatório completo aqui, dados do INE e do Banco de Portugal):

” (…) No referido período, as exportações e importações de bens registaram variações homólogas de 16,4% e 5,4%, respectivamente, e as exportações e importações de serviços registaram uma variação homóloga de 9,7% e 3,9%, respectivamente. (…)”

 

2 comentários

  1. Não acredito!!
    Há quantos anos é que isto não acontecia?? Final da década de 90?
    Mas isto não chega, é preciso reduzir as importações, porque as exportações não vão continuar a subir eternamente, os demais também podem deixar de comprar produtos portugueses.
    Isto sim, é uma pequena luz num grande e escuro túnel que me dá mais alento a apostar no ‘Nacional’.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *