O Orçamento da União Europeia: alguns factos

Nesta época em que se fala em tantos milhares de milhões de unidades monetárias (euros, dólares,…) convém fazer um esforço para tentar colocar alguns números populares (e polémicos) em perspectiva.

Tomemos por referência o plano de incentivo à economia ontem aprovado nos EUA. Estamos a falar de um plano de 819 mil milhões de dolares, cerca de 620 mil milhões de euros (câmbio a 1,32$/€) . Comparemos este número com o actual orçamento da União Europeia para todo o ano de 2009 aprovado recentemente. Segundo dados do Parlmento Europeu, o orçamento para 2009 é de 116 mil milhões de euros (aproximadamente 1% do PIB conjunto e 2,5% da despesa pública comunitária). Ou seja, o plano de emergência do presidente Obama (o 1º plano de Obama e o 2º dos EUA em poucos meses…) é mais de 5 vezes superior a todo o Orçamento da União Europeia.

O que representa um Orçamento de 116 mil milhões de euros? Alguns factos
Em 2009, 60 mil milhões de euros serão dedicados a investigação, inovação, emprego e programas de desenvolvimento regional, áreas particularmente importantes face à actual crise económica.
 
A investigação receberá mais 11% e os programas de inovação mais 22%, tendo em vista promover a competitividade e promover uma economia de baixo carbono. Os fundos destinados ao desenvolvimento rural e ambiental aumentarão 2,9%.
 
Mil milhões de euros de auxílio aos países em desenvolvimento
O Parlamento Europeu e o Conselho decidiram atribuir mil milhões de euros para combater a crise alimentar nos países em desenvolvimento, entre 2008 e 2010.
 
64 cêntimos por dia
Os custos administrativos da União Europeia representam apenas 7,7% do Orçamento da UE, ainda que muitas pessoas pensem que a maior parte do orçamento europeu é gasto com administração.
 
Estes recursos financeiros representam uma contribuição diária de cerca de 64 cêntimos por cada cidadão europeu. (…)

Um comentário

Deixar uma resposta