Esta parece ser a pergunta do momento. Naturalmente não sou especialista sobre a matéria mas lá vou com o discernimento possível procurando, como todos, separar o trigo do joio. Das leituras que tenho feito, neste momento eis o que penso:
- A gripe A não é tão banal quanto a gripe sazonal;
- As grávidas e imunodeprimidos que contraiam a doença tem uma probabilidade muito agravada de enfrentar complicações severas (ver também esta notícia em inglês que relata uma das últimas reuniões da Organização Mundial de Saúde);
- Em termos técnicos pouco distingue a tradicional vacina contra a gripe sazonal das que existem para a gripe A sendo razoável esperar que estejamos a falar dos mesmos tipos de riscos.
Estamos todos a aprender sobre o assunto e exige-se cautela, prudência e acompanhamento permanente. Teorias da conspiração e guerras de trincheiras parecem-me acrescentar ruido adicional que só irá piorar a situação.
Nunca é demais recordar as Diferenças entre a Gripe A e a Gripe Sazonal. Uma última referência: o Gripe NET, um sítio de acompanhamento em tempo real da evolução da gripe em Portugal.