Tem dinheiro encalhado na conta poupança habitação?

[wp_ad_camp_1]Segundo leio na Agência Financeira, o novo Orçamento de Estado levantou as restrições de movimentação ao dinheiro que estava cativo em contas poupança habitação para todas as situações em que esse mesmo dinheiro foi depositado no banco antes de 1 de Janeiro de 2004.

Assim, se tem uma conta desta natureza e não a reforçou desde 1 de Janeiro de 2004 pode dirigir-se ao seu banco e dar o destino que entender ao seu dinheiro sem ter de apresentar qualquer justificação e sem ter de devolver ao Estado o benefício fiscal de que usufruiu há já largos anos.

Cifrão

Convido vivamente todos os leitores nessa situação a mobilizarem o seu dinheiro, é que tipicamente os bancos remuneram essas contas bem abaixo do que fazem para o comum depósito a prazo, logo deixar por lá o dinheiro é perder rendimentos. Talvez esta situação até esteja na base da benesse orçamental. Para espreitar a oferta em termos de depósitos a prazo consulta a nossa lista de endereços de depósitos a prazo e navegue pelos diversos bancos.

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:

46 comentários sobre “Tem dinheiro encalhado na conta poupança habitação?

  1. Ontem levantei o dinheiro (CGD) que tinha depositado até 31 dez 2003 e os juros até 2007. Apenas ficou um depósito de 2004. Sem complicações e sem penalizações.

  2. boa noite ,
    No meu caso fiz um deposito em 2004 de 620 euros .
    Posso levantar todo o dinheiro anterior a esta data ? e este dinheiro de 2004 fica no banco ? posso levanta-lo também ?

  3. Bom dia,
    Resgatei da CPH o dinheiro que lá tinha desde 2004 para aplicar na compra de uma nova habitação.Sucede que efectuei o resgate a 2 de Setembro e por não ter sido emitida ainda pela Câmara a respectiva licença de utilização,não pude fazer a escritura.Foi-me dito que tenho 60 dias para apresentar a escritura ao banco.Não há forma de prolongar o prazo? Mesmo realizando a escritura após os 60 dias e aplicando o dinheiro da CPH,o mesmo não é considerado válido?

  4. Sr. Vasco Figueiras, informo que já solucionei problema idêntico,na CGD,apresentando a declaração de compra e venda da habitação.

  5. Boa Tarde!
    Gostaria de saber se já existe nova informação sobre o levantamento dos depositos das contas poupança habitações posteriores a 2004.
    obrigada

  6. Boas,

    parece que em termos de finanças/Irs não á problema mas o que está a acontecer é que os bancos aos depósitos de 2004 estão a cobrar penalizações de juros. O ano passado em Fevereiro julgo, saiu um decreto para evitar essa cobrança, este ano resta esperar pois esse decreto de lei apenas abrangia os anteriores a 2004

Deixar uma resposta