O que é o PSI 20?

Há dias pediram-me para explicar por aqui para que serve o PSI 20 (Portuguese Stock Index), o índice que agrega as 20 maiores empresas cotadas na Euronext Lisboa segundo alguns critérios pré-definidos. Sem tempo para pesquisa exaustiva procurei no Google as primeiras referências informativas sobre “o que é o PSI 20” e sem surpresa fui parar a um artigo da wikipedia onde a dada altura se escreve “O PSI-20 foi lançado com uma dupla finalidade: servir de indicador da evolução do mercado accionista português; e servir de suporte à negociação de contratos de futuros e opções.”.

Se pensarmos bem o PSI Geral (que agrega todas as empresas cotadas) poderia perfeitamente cumprir com a dupla finalidade anunciada. Confesso que não fiquei satisfeito, pois “à vista desarmada” adivinho-lhe outra utilidade.

Não sendo um especialista nestas matérias atrevo-me a uma imagem que me ocorreu perante a notícia da previsível saída da Impresa para a entrada da Teixeira Duarte, a ocorrer no início de Março. A Impresa caiu de imediato, quando simultaneamente a Teixeira Duarte valorizou.

Nos supermercados as marcas concorrem, nos bastidores, pelas prateleiras que ficam ao nível dos olhos dos clientes que passam nos corredores. Algumas marcas fortes e reconhecidas podem dar-se ao luxo de ficar alojadas nas prateleiras ao nível dos pés, ou acima da cabeça do cliente médio, mas geralmente, se for opção da marca, todas gostariam de estar ali à mão e bem à vista, estando muitas dispostas a pagar um extra ao próprio supermercado para que isso aconteça.

Finanças IINa bolsa, particularmente quando esta é pequena como a nossa, todas as empresas são relativamente desconhecidas à escala global tendo a própria bolsa poucas possibilidades de captar a atenção de clientes com dinheiro que se veja para investir (tipicamente fundos internacionais). Assim, torna-se indispensável ter uma prateleira dessas, bem decorada, atraente à vista, onde estão exclusivamente os produtos mais apetitosos. Entre outras utilidades, o PSI 20 cumpre o papel de ser essa prateleira no nosso supermercado de acções. Nosso, quer dizer… O supermercado pôs-se ele próprio mais à vista há uns tempitos ao aderir a uma cadeia com nome feito e boa distribuição: um tal de Euronext.

blank

É como se a Bolsa de Lisboa tivesse passado a ser um corredor num grande hipermercado, corredor esse onde o que está na moda/tem mais valor está bem à vista e à mão de semear, no PSI 20.

3 comentários

Deixar uma resposta