Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Como se vê, não é só pela via política, à moda da China, que se impõe a política do filho único. Por cá, as condicionantes económicas, sociais e políticas também acabarm por impor, sem grande surpresa, para quem analisa e conhece um mínimo dos estudos demográficos, a golden child.
E a verdade é que muito pouco se fez para combater essa tendência, já que as políticas sociais e económicas, das últimas duas décadas, pouco significado tiveram para combater essa tendência.Pior ainda o sistema fiscal desincentivou fortemente e ainda desincentiva o acréscimo das proles familiares.
E como sabemos um saldo natural negativo é um mau sinal para qualquer sociedade, o declínio pode estar a um passo e a geratricidade pode tornar-se a matriz dominante,a não ser que os fluxos migratórios a consigam mitigar.
Aumentem-se as clivagens económicas e socais e o quadro ainda poderá ficar pior, vai uma aposta?
Clivagens económicas e sociais? Está a esquecer que é precisamente nas classes mais desfavorecidas que existe maior taxa de natalidade.
A sociedade está tão materialista e tão egoista que os casais trocam facilmente mais um filho pelo reforço ou manutenção do conforto. Faça-se um inquérito: – um Mercedes CLK ou casa de férias ou mais um filho.
Ganhavam os Mercedes e as casas de ferias: – vai uma aposta?
Caro
Loureiro Lucas,
É indubitavelmente verdade que existe uma maior taxa de natalidade nas classes mais desfavorecidas, mas também com uma tendência declinante, comparativamente com o que se verificava a algumas décadas atrás. E mesmo assim as clivagens aumentam? E esta hein? – como diria o Sr. Fernando Pessa.
No que toca aos estilos de vida da modernidade, a opção por Mercedes CLK (que não é para todos) ou por uma casa de férias (também não é para todos), em vez de mais um nascimento, torna-se plausível e evidente, para aqueles que tenham algumas condições para tal, face aos valores infundidos e amplamente disseminados, bem como as políticas sociais, económicas e fiscais que também a isso conduziram, por omissão ou por acção.