Como ficar a pagar menos pelos serviços da TV Cabo em dois minutos?

Como ficar a pagar menos pelos serviços da TV Cabo em dois minutos? A história que a seguir se relata baseia-se em testemunhos de clientes da TV Cabo, entre os quais me incluo, e retrata uma técnica comercial transversal a vários prestadores de serviços. Se é cliente e quer tentar poupar alguns euros tirando partido da concorrência existente no fornecimento de serviços leia a crónica que se segue.

Se já tentou ou mudou efectivamente de prestador de serviço de telefone, tv por cabo e/ou internet este relato talvez lhe seja familiar. Os exemplos repetem-se. Mas além da familiaridade e da memória de alguma irritação perante a impotência sentida enquanto pequeno e ludibriado cliente, talvez haja forma de pormos (nós, “comunidade” de clientes) as soluções de comerciais de limitação de perda de clientes que quase todas as empresas desta área utilizam ao nosso serviço.

Poupe dinheiro com o operador de comunicaçõesConcretizando, aquilo de que estamos a falar é da existência de preços diferenciados para o mesmo serviço. Não se iluda, o preço de tabela é exactamente isso, um preço de referência que pode e é ajustado à medida de cada tipo de cliente.

Vamos ao primeiro exemplo. O meu amigo M., cliente da TV Cabo+Netcabo+PT resolveu acabar a relação que tinha a aderir a um produto da concorrência que oferece TV+Internet+Telefone. Mal comunicou a sua intenção (e depois da chamada ter sido redireccionada para um agente comercial especializado) foi inundado com propostas promocionais por parte do consórcio que pretendia “rifar”. Afinal, na gíria do comercial, ele “era um cliente muito importante para a companhia“. Entre as promoções incluíam-se meses de subscrição gratuitos e no limite um downgrade do serviço TV para um pacote a preços muito inferiores aos de tabela. A reacção do cliente foi a de se sentir enganado pois só no momento da despedida é que percebeu haver possibilidade de negociação. Vícios de raciocínio de muitos anos de contratos imutáveis ditados pelo monopolista.

No caso de M. as promoções não surtiram efeito e a concorrência levou a melhor.

Há dias passou-se algo semelhante comigo. O caso concreto envolveu a minha intenção de terminar a subscrição da Sport TV. Em dois minutos foi-me oferecida a mensalidade de Julho e Agosto se continuasse a subscrever a dita cuja. Perante a minha relutância foi-me oferecido um outro serviço igualmente com dois meses de subscrição gratuito (o pacote fantastic life) – recordo que está em curso uma campanha (esta pública) para novos clientes que é um pouco menos interessante que esta oferta. No meu caso perguntei ao comercial se me garantia 10 mensalidades em 12 todos os anos ou se não seria possível e se calhar recomendável apostar antes em reduzir a mensalidade. Como seria de esperar, estas proposta não foram satisfeitas pois a promoção é standard (está lá no computador que assiste os operadores) e destina-se especificamente a clientes proactivos que são sempre um minoria. Por outras palavras, reduzir a tabela de preços de forma generalizada levaria, como é óbvio, a reduzir as receitas de forma generalizada! Oferecer dois meses de assinatura a um cliente que está em vias de acabar de o ser, pode significar garantir 10 mensalidades em vez de se perderem 12. Tudo absolutamente racional se pensarmos do lado da companhia.

Independentemente dos desfechos dos casos concretos relatados, sublinho o que me parece mais relevante e que poderá interessar ao leitor. Se o cliente conhecer esta lógica pode tirar partido dela.

Imagine-se que o leitor até está satisfeito com a sua assinatura mensal de telefone (não estando muito disposto a passar pelo calvário de mudar de operador), ou que é assinante da Sport tv via TV Cabo, ou da Netcabo, ou da TV Cabo serviço isolado, ou de outros canais premium. O que é que tem a perder em ligar para o seu fornecedor e fazer bluff quanto à intenção de mudar de operador? A perder não tem absolutamente nada pois cabe-lhe sempre a si concretizar efectivamente ou não a quebra de relação (a denúncia do contrato) e sabe que do outro lado há todo o interesse em não perder um cliente.

O que tem a ganhar? A promoção do momento que o operador tenha desenhada para dissuadir clientes em vias de baterem asas. No meu caso concreto com um telefonema teria poupado 43€ relativos a dois meses de subscrição da Sport Tv. Ou caso o objectivo fosse anular a subscrição do serviço Funtastic Life teria poupado 10€ sendo que muito provavelmente se subscrevesse já os dois a promoção seria cumulativa.

Não é cliente da TV Cabo logo não lhe interessa? Desengane-se, estas técnicas vêm nos manuais e todos os operadores estudam pela mesma cartilha base.Se o seu fornecedor de serviço de comunicações tem um concorrente credível a operar na sua área de residência é altamente provável que tenha uma boa surpresa se alvitrar junto dele que vai mudar de operador.

Em suma, não telefonar, desconhecer que há produtos concorrentes com condições potencialmente mais interessantes, sai caro. Para seu bem, para nosso bem (pois coloca pressão sobre as condições da oferta), seja proactivo e gaste o dinheiro que poupa em outras coisas. Olhe, mande um donativo aqui para o Economia & Finanças para ajudar a pagar ao operador de comunicações, por exemplo :-))))

Perguntará o leitor mais reticente: então e se todos os clientes fizessem bluff?

Respondo: e que tal deixar aos operadores essa preocupação quando e se acontecer?

Depois digam-me se o título deste artigo é publicidade enganosa 😉

Adenda: transcrevo um conselho útil deixado em comentário pelo leitor Álvaro ali na porta ao lado:

“É um facto. Já aproveito dessa situação, há uns meses. Mas muita atenção, com a factura dos meses seguintes. Como o maioria dos call-centers funciona em outsourcing, não há comunicação, dentro da empresa. Por isso, o meu conselho, antes de se meterem
“à estrada”, é guardarem todas as comunicações, com a tvcabo, (prefiram por isso, o mail). O mais normal, é que nas vossas próximas facturas não estarem discriminadas as promoções. Por isso, preparem-se para a batalha.”

14 comentários

  1. Interessante post, mas julgo que se desatarmos a fazer o sugerido, o resultado será o oposto, eles depressa aumentarão o preço das mensalidades para fazer face ao “prejuízo”. Lembre-se, as companhias visam o lucro…

  2. Acha Eduardo? Veja bem que estamos a falar de uma reacção a uma acção provável que é tomada sempre por uma minoria. Mesmo que os leitores todos do Economia & Finanças desatassem a fazer isto, o que me parece perfeitamente legítimo, ainda sobrariam dois ou três clientes (;-)) acomodados que justificariam largamente o status quo da própria estratégia da TV Cabo.
    O Eduardo tem razão, haverá sempre um ajustamento, não me parece é que o sentido seja com a linearidade que refere. Para formar o preço e definir o lucro não são só as empresas a agir. As empresas visão o lucro e este será tanto maior quanto menor a concorrência E quanto menor for a força negocial e o uso das potencialidades da concorrência por parte dos clientes. E para este último aspecto que chama particularmente a atenção.
    Hoje o mercado não é monopolísta, o poder não está todo do lado do operador incumbente, a menos que perante melhores ofertas os clientes renguem à negociação e se mantenham estáticos, ignorando melhores ofertas. No fundo, a simples ameaça de perder um cliente para um concorrente pode e tem efectivamente efeito nos preço. Note que em Portugal, nos últimos anos tem havedo deflação (descida generalizada dos preços) nos bens ditos de telecomunicações. Em parte em virtudo das inovações tecnológicas que levam à redução do custo de produção dos serviços e por outro lado devido ao aparecimento de um mercado concorrencial nestas áreas.

    Eu estou a apostarna hipótese que o ponto de equilibrio do mercado com clientes mais pro-activos será a um nível onde os operadores tenham margens de lucro menores e em que os clientes paguem um pouco menos.

    Uma última nota: mesmo que o Eduardo tivesse razão não se esqueça que os ajustamentos demoram tempo e enquanto ocorrem e não, quem se aproveita da informação existente pode tirar disso vantagem. É isso que proponho. Pior, garanto-lhe não pode ficar.

  3. Suponhamos que estou satisfeito com o serviço e o mando cancelar.

    Não me fazem uma proposta, e fico sem o serviço que tanto gosto, e para o ter de volta tenho de pagar a instalação….

    Por isso cuidadinho, não se armem em espertos!

  4. Se ler bem o que escrevi percebe que a proposta vem muito antes de confrmar o cancelamento.

    E quem é que é esperto no meio disto Wilson, pense lá bem.

  5. “Interessante post, mas julgo que se desatarmos a fazer o sugerido, o resultado será o oposto, eles depressa aumentarão o preço das mensalidades para fazer face ao “prejuízo

  6. teóricamente a ideia é boa. Aliàs uma vez quando eu coloquei a hipotese de sair da TV cabo…, fizeram-me logo outra proposta mais tentadora.
    Porém.., no meu caso não vai funcionar. Não tenho jeito para fazer bluff. Só irei tirar a TV Cabo quando já tiver instalada a ADSL.
    E aí será tarde.

  7. pretendo anular contrato com a tv cabo será que me podem retirar os 4 canais rtp1,rtp2,sic,tvi, uma vez que o sinal vem por cabo

  8. Muito bom o artigo a respeito dos serviços de TV a cabo e as dicas servem perfeitamente aqui para o Brasil. Incrível como as técnicas sdas empresas são as mesmas. O que o Álvaro relata quanto ficar de olho nas faturas seguintes é verdadeiro e aqui para o Brasil recomendo anotar o dia, horário, nome da atendente e o protocolo de atendimento referentes à redução dos preços do pacote. Mas o que mais me incentivou a colocar meu comentário aqui nesta coluna foram os outros comentários…realmente às vezes não dá certo…alguns amigos meus ficaram sem nada! Eu particularmente acho que para fazer bluff precisamos estar dispostos a ficar sem nada. Este sentimento é captado pelo atendente e suas chances de ganhar aumentam tremendamente!

  9. Sou cliente da TV CABO á mais de 10 anos e sempre fiz isso…
    Ninguém me dá nada se eu não telefonar para lá a chatea-los, as promoções que eles teem para novos clientes nem é preciso chorar nada, é só dizer que quero pagar só aquela quantia, melhor ainda, aí sim, é preciso ameaçar que vamos mudar de operadora, eles dão-nos tudo……….
    Acreditem, fazer barulho resulta mesmo!!!

    Quem achar que está a pagar o valor justo, otimo!!!!!!!!!! Abraço.

  10. Mais uma coisa, todos os anos é preciso telefonar para eles, pois as promoções que nos dão são só de 1 ano! E estar atento, pois, há alturas que eles tem melhores promoções e aí voltamos a ligar!!!!

    Em tempo de crise, muita gente não tem o privilégio de ter TV CABO, NETCABO , TELEFONE, eles teem que segurar os poucos que ainda não deitaram o serviço a baixo.

    Abraço.

  11. Pois bem, este ano liguei para a minha operadora, e disseram-me que não podiam baixar o preço.
    Fui à procura na concorrencia, e encontrei outro serviço que me interessou.
    Fui assinar o papel a desistir.
    Quando o papel com a minha assinatura a desistir chegou a algum departamento (já dentro da operadora), ligaram-me a oferecer um preço melhor do que aquele que eu contratei com a nova operadora.

    Conclusão, porque já tinha compromisso com a outra operadora, e por finca-pé, não aceitei. Deve estar a fazer assim porque sabem que muita gente liga para lá para desistir, mas na realidade quer é preço mais baixo…
    E a nova operadora têm-me fiel por dois anos.
    Um contrato de 1000€.

    Já pensaram em olhar para os vossos clientes assim? Se em vez de fazerem um contrato de 24 meses x 50€ = 1200€, se baixarem para 35€, em vez de 1200, recebem 840€. Agora porque têm de ser ou os 1200, ou nada? o meio-termo não vos agrada?

    Tenham cuidado com isto, operadoras.

    1. Pedro, apesar de já ter compromisso com a outra operadora não se esqueça que pode durante os primeiro (creio que) 14 dias, rescindir o contrato sem encargos e necessidade de explicações podendo assim aproveitar a melhor oferta que recebeu. EM todo o caso, compreende-se perfeitamente a sua opção. Para todos os efeitos melhorou significativamente o seu contrato!
      Muito obrigado pelo seu testemunho. EM breve voltaremos a destacar este tema no blogue dado que este artigo que comentou, apesar de atual, já tem 5 anos. Bons negócios!

  12. Aproveito para alertar para os clientes da TV cabo que teem Net Mobile 100 Mb que a Zon cobra sem prestar o serviço.
    Quando pedi para me justificarem os consumos e depois de muita pressão minha acabaram por me escrever a dizer que não têm forma de explicar as razões porque em três plataformas diferentes os valores de consumo não concidem. Já agora exijam sempre respsotas popr escrito e não telefónicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *