Hachette Portugal fecha

Por razões profissionais passei uns tempinhos na sede nacional da Hacchete Filipacchi em Portugal (perto da Embaixada de Israel). Foi uma de várias experiências engraçadas junto de empresas de media e publicidade (um meio sempre pleno de relações comerciais torridas e de grande convulsão …er…novelesca) que tive no início da carreira.

Neste caso, além do ambiente familiar e pseudo-chique com-piquinhos-brega (sem malícia, sem malícia) recordo o choque da ingenuidade (da minha): algumas das publicações "resumiam-se" a traduções e inserções publicitárias pontuadas pelo trabalho de alguns heróicos editores nacionais geralmente com pouca margem de manobra para grande voos jornalísticos. Ou melhor, eram por vezes repositórios de publicidade com alguns artigos à mistura, quase sempre embrulhados e editados em bom papel. Artigos editoriais que procuravam e muitas vezes conseguiam ser fashion, fazer fashion, carregados de estilo e de imagem belíssimas. Uma formula presente em algumas das publicações que não em todas, sublinhe-se, mas que continua a ter sucesso. De então para cá outros títulos surgiram como a Premiere e a concorrência intensificou-se ainda mais.

Recordo ainda como a moda dos brindes e das ofertas ganhou uma sofisticação junto destas revistas (particularmente as mais dirigidas ao público feminino) que só anos depois haveriamos de ver na imprensa nacional. Hoje fico a maturar porque é que não haverá revistas como a Elle e a Ragazza ou mesmo a Casa e a Cozinha Dez  inteiramente gratuitas (é a moda do momento, afinal), mas depressa encontro um ror de explicações do foro psicológico e uma ou outra de nível financeiro.

Hoje, via Meios & Publicidade, tenho a confirmação de que chegou a altura do desinvestimento para a H&P: "Encerramento da Hachette Portugal dita fim da Premiere, Casa e Cozinha Dez". Provavelmente, o mercado e o negócio internacional ditaram o caminho. Sobrevivem as marcas, ou melhor duas marcas: a Elle e a Ragazza. Um ciclo que termina, uma história que se repete.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *