Emprego confirma tendência positiva

Emprego confirma tendência positiva: o número definitivos sobre o emprego em Portugal – relativos a novembro de 2015 – confirmam a tendência recente de aumento dos postos de trabalho.

 

Emprego confirma tendência positiva:

Segundo o INE, em Novembro de 2015 e já depois de corrigidos os efeitos sazonais terão sido criados 11,7 mil novos postos de trabalho.

Outra tendência que se confirma é que o ritmo a que se estão a criar postos de trabalho é superior ao ritmo a que o desemprego tem caído. No mesmo mês de novembro, o desemprego caiu apenas em 5,6 mil indivíduos, ou seja, apenas metade do aumento do emprego.

Como é que isto se explica? Pode haver várias justificações que vão desde o regresso ao mercado de trabalho de indivíduos que estavam desmotivados e tinham deixado de procurar ativamente emprego, pode estar a registar-se um regresso de emigrantes podem estar a entrar jovens a um ritmo superior ao que estão a sair reformados, entre outras.

Esta última possível explicação (associada ao jovens) não perece encontrar fundamentação nos dados provisórios relativos a dezembro. Neste dados pouco detalhados disponibilizados com as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego o emprego terá caído ligeiramente (em 2,3 mil indivíduos) dos 15 aos 24 anos.

No dia 9 de fevereiro de 2016 o INE divulgará as Estatísticas do Emprego relativas ao 4º trimestre de 2015 nas quais apresentará informação definitiva já para o mês de dezembro acompanhada de mais variáveis e detalhes analíticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *