Obrigações do Tesouro Rendimento Variável (OTRV)

O governo vai criar um novo produto de poupança baseado em títulos de dívida pública acessível aos pequenos investidores: as Obrigações do Tesouro Rendimento Variável (OTRV).

 

Obrigações do Tesouro Rendimento Variável (OTRV)

Segundo informação prestada no final do conselho de ministros o estado vai colocar à venda junto da banca comercial (e, em princípio, não através do IGCP) obrigações do tesouro de rendimento variável com prazos de maturação de 5 e de 10 anos. Estes títulos poderão ser subscritos a partir de um investimento mínimo de €1000 e até €1 milhão.

Estas emissões de dívida poderão também ser comercializadas em mercado secundário, devendo ser admitidas à negociação na Euronext, o que permitirá assim que os detentores se possam, eventualmente, desfazer dos títulos (com ganhos ou perdas) antes da maturidade. Esta faculdade dependerá, contudo, das condições de mercado a cada momento, o que pode gerar situações de maior ou menor liquidez  com eventuais desfasamentos entre a procura e a oferta.

Haverá certamente algum investimento em termos de literacia financeira a fazer se este produto pretende abranger um maior número de aforradores.

 

Mas qual vai ser a remuneração destas OTRV?

Segundo o governo, as OTRV pagarão “uma taxa variável indexada ao rendimento associada às obrigações do Tesouro acrescidas de um pequeno prémio, dependendo das condições do mercado“. Os custos de transação deverão ser inferiores aos habitualmente praticados no mercado.

As obrigações do tesouro a 10 anos estavam a remunerar a 24 de setembro de 2015 a cerca de 2,54% e as obrigações do tesouro a 5 anos a 1,233%.

O Estado passará assim a ter três produtos para tentar captar as poupanças dos populares:

  • Certificados de Aforro;
  • Certificados do Tesouro Poupança Mais;
  • Obrigações do Tesouro Rendimento Variável.

Obrigações do Tesouro Rendimento Variável (OTRV)

 

Mais Informação:

Não deixe de ler os nossos restantes artigos informativos e explicativos sobre as Obrigações do Tesouro Rendimento Variável.

Deixar uma resposta