Tabelas de IRS 2023 em Excel

No início de dezembro de 2022 divulgámos os despachos que deram a conhecer as Tabelas de Retenção do IRS para 2023 (1º e 2º semestres). Entretanto, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) divulgou essa mesma informação, mas em folha de cálculo. Neste artigo destacamos para os nossos leitores as tabelas de IRS 2023 em excel para o Continente, Açores e Madeira.

ADENDA 25 de janeiro de 2023: O governo resolveu criar uma segunda versão das tabelas de retenção relativas exclusivamente ao primeiro semestre para resolver o problema de redução líquida do rendimento mensal provocada pela revisão do IRS que afetava alguns contribuintes. Pode ler mais detalhes aqui: “2ª Versão das Tabelas de IRS para o 1º semestre de 2023“. Logo que haja uma versão em excel destas novas tabelas iremos atualizar este artigo.

Naturalmente, nestes ficheiros encontrará as várias tabelas arrumadas para trabalhadores dependentes e para pensionistas, considerando ainda o estado civil, o número de dependentes, o grau de deficiência.

Recordamos que, excecionalmente, uma vez que irá ocorrer um período de transição, durante o primeiro semestre de 2023, para outro método de apuramento da retenção mensal de IRS, haverá dois conjuntos de tabelas de IRS.

Um dos conjuntos estará em vigor nos primeiros seis meses e outro nos seis meses seguintes, servindo este último de modelo a seguir para os próximos anos e que aproximará o cálculo do imposto a reter em cada mês da forma de apuramento do imposto a liquidar em termos anuais.

Tabelas de IRS 2023 em excel para o Continente, Açores e Madeira

Continente – Período aplicável:

Açores – Período aplicável:

Madeira – Período aplicável:

11 comentários

  1. Ou seja eu não recebo o ordenado minimo, tenho 3 filhos menores, e o meu companheiro está a fazer um programa do centro de emprego (não chega ao ordenado minimo). Ficamos isentos de fazer IRS?

    1. Se o que recebe não chega nem ao ordenado mínimo e o seu companheiro está desempregado, se não tiver investido em nenhuma aplicação da qual tenha recebido juros, não precisam de entregar o IRS. Caso contrário poderão reaver os juros dessa aplicação optando pela entrega do irs na modalidade de englobamento.

  2. Recebo o ordenado mínimo, mas costumo fazer+ ou – 300 € em horas extras . A minha questão é a seguinte como é feita a retenção da fonte sobre elas ?

  3. Boa noite.
    Estou bastante apreensiva!!
    Tudo para lhe dizer por poucas palavras sou funcionária pública assistente técnica/ faz tudo no num hospital de pompa😁😁🤣 ondem sucedem ERROS DE PALMATORIA…
    Qdo se trata de de IRS
    Ano PASSADO tive que pagar IRS.
    TIVE CODVID NA PRIMEIEA VAGA CONTRAÍDO NA INSTITUIÇÃO….
    NUNCA MELHOREI, REGRESSO TEM UMA RECAÍDA ESTOU DE NOVO EM CASA COM UMA DEPRESSÃO…
    FUI À UMA CONSULTA DE PSIQUIATRIA ONDE O DRa. TEVE AMABILIDADE DE DIZ QUE TENHO QUE TRABALHAR POR ELA TAMBÉM TRABALHA E NÃO É QUE IRIA PAGAR O MEU SALÁRIO 😪😪😪😪😪😪😴😴😴😴😴😴😴
    SERÁ QUE SÓ HÁ DINHEIRO PARA SUSTENTAR A GUERRA DA UCRÂNIA
    O INOCENTES QUE ME PERDOEM 😭😭😭😭🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾

  4. Nos Açores vive-se com a esmola anual que chamam Orçamento. Eles definem o quanto cabe a cada ilhéu, retiram algum para os impostos, que também é definido por eles. Eles falam bem do seu trabalho e de si próprios. O ilhéu, totalmente descaracterizado, opta por imitar os seus opressores. Quando não pode, só lhe resta rezar para ir para o céu, aonde vai encontrar todos aqueles que nunca apreciou, mas que o puseram lá.

Deixar uma resposta