Consumidores e empresários de vários setores estão a recuperar níveis de confiança – janeiro de 2023

Estão-se a recuperar níveis de confiança – janeiro de 2023. Os dados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores recolhidos pelo INE em janeiro de 2023 revela que os consumidores e empresários de vários setores estão a recuperar os seus níveis de confiança.
Este é um dos primeiros indicadores económicos já captado em 2023 e ajuda a cimentar a perspetiva de que o corrente ano poderá não ter um desempenho económico tão negativo quanto se chegou a perspetivar.

No caso dos consumidores, janeiro de 2023 foi o segundo mês consecutivo de recuperação depois de em novembro a confiança dos consumidores ter registado o valor mais baixo desde abril de 2020.

Fonte: INE

Entrando um pouco mais em detalhe, o INE destaca as perspetivas de realização de comprar futuras pelas famílias, a evolução da situação económica do país e a situação financeira do própria agregado familiar como razões para o registo positivo idêntificado. Com peso em sentido opodto foi identificada a evolução da situação financeira passada de cada agregado familiar. O INE refere ainda o seguinte:

“O saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país aumentou entre novembro e janeiro, de forma significativa no último mês do ano, após ter diminuído nos dois meses precedentes e de ter atingido o valor mais baixo desde abril de 2020 aquando do início da pandemia.”

in INE, Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores

Já quanto ao indicador de clima, que é um indicador que agrega os indicadores de confiança de quatro setores de atividade económica – opiniões recolhidas junto dos empresários dos respetivos setores – destaca-se uma recuperação da confiança transversal a todos os setores.

mrecuperar níveis de confiança - janeiro 2023
Fonte: INE

Em concreto, o INE indica o seguinte:

O indicador de clima económico aumentou em janeiro, após ter interrompido nos últimos três meses o movimento descendente iniciado em março. Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços aumentaram relativamente a dezembro. 

INE, ibidem

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *