Tabelas de IRS 2022 em Excel

Na sequência do artigo Tabelas de IRS para 2022 – Retenção Mensal na Fonte onde demos conhecimento das tabelas de retenção do IRS a aplicar mensalmente durante o ano de 2022 (no continente), neste artigo disponibilizamos essa mesma informação em formato excel.

Os interessados em obter as tabelas de IRS 2022 em Excel podem consultá-las no Portal das Finanças e descarregar os ficheiros:

PUB

Período aplicável: Meses de janeiro e fevereiro

 Açores50 KB
 Continente47 KB
 Madeira40 KB

Período aplicável: Mês de março e seguintes

 Açores49 KB
 Continente47 KB
 Madeira31 KB
Fonte: Portal das Finanças

No ficheiro poderão encontrar as habituais tabelas para o trabalho dependente (não casado, casado unico titular, casado dois titulares, não casado – deficiente, casado unico titular – deficiente, casado dois titulares – deficiente) e para os pensionistas (pensões, pensões com titulares deficientes, titulares deficientes das Forças Armada).

Se clicar na imagem em baixo iniciará o processo de descarregar o ficheiro para o seu computador (formato Excel).

Fonte: Portal das Finanças

Recorde-se que as tabelas de IRS para 2022 apresentam maiores alterações, no sentido da descida do imposto a pagar, nos escalões mais baixos precisamente para acomodar a subida do salário mínimo nacional e correlacionado mínimo de existência, ou seja, o valor de rendimento até ao qual há isenção de IRS.
Ainda que marginalmente, esta subida do mínimo de existência acabará por ter impacto em todos os contribuites cujo rendimento o supere.

Note que que as tabelas foram revistas para acomodar ligeiras alterações que garantirão que nenhum contribuinte venha a receber um salário ou pensão líquida inferior por subirem de escalão.

O impacto das revisões indicidirá sobre as tabelas:

VII — pensões,
VIII — rendimentos de pensões, titulares deficientes e
IX — rendimentos de pensões, titulares deficientes das forças armadas

Logo que estejam disponíveis os ficheiros com as tabelas de retenção mensal aplicáveis na Região Autónoma da Madeira procuraremos colocá-los aqui para os nossos leitores.

PUB

Deixar uma resposta