O IVA da Eletricidade vai descer para 6%? A resposta certa é nim. Uma parte não e uma parte sim.
A parte que irá descer para um IVA de 6% é aquela que já hoje paga IVA de 13%. E só se aplica 13% a uma parte da energia consumida caso a potência instalado do “contador” por igual ou inferior a 6,9 kWa.
Que consumo está sujeto então à descida? Os primeiros 100 mil kWh de consumo mensal (ou 150 mil kWh se se registou como família numerosa).
Se consome mais do que isso por mês, fique a saber que sobre esse adicional continuará a pagar 23% de IVA. Terá assim IVA de 6% e de 23% na mesma fatura, sobre o mesmo produto: a eletricidade. Em suma, IVA da Eletricidade vai descer para 6% mas só parcialmente e apenas até 31 de dezembro de 2023.
É de uma família que já fez a sua transição energética eliminando o gás e aquecendo águas e cozinhando refeições com eletricidade e acha isto injusto?
Tome conforto no facto de ter sido pioneiro em ajudar a salvar o planeta e recorde-se que o preço do gás não anda propriamente invejável.
Temos 3 ou mais filhos? Isto é consigo
Pertence a uma família numerosa (a partir de 3 filhos inclusive), não beneficia da tarifa social da eletricidade e quer saber como pode fazer o registo para beneficiar os 50 mil kWh extra com IVA reduzido? Saiba aqui Como posso garantir redução no IVA da eletricidade?
100 mil kWh dá, pelo menos, para 10 famílias de 4 pessoas durante mais de um ano…
Não são 100mil mas sim 100. Deveriam corrigir o artigo…