Melhores Spreads e TAEG no Crédito à Habitação Julho 2020

Em julho de 2020, procedemos à segunda atualização do ano do ficheiro onde temos acompanhado a evolução das TAEG e spreads de crédito à habitação. Pode encontrar esses dados no ficheiro excel: Melhores Spreads e TAEG no Crédito à Habitação Julho 2020.

Como habitualmente, consideramos apenas os contratos de crédito à habitação com o fim de que a habitação seja para residência permanente, realizados por cidadãos residentes.  Passámos a incluir na cálculo dos spreads extremos e respetivas TAEG as taxas mistas, notando que a comparabilidade deverá ser sempre garantida comparando as fichas de informação de cada instituição de crédito. Não incluímos as situações para clientes deficientes.

Incluímos na análise todas as ofertas que respeitem o acima referido independentemente do escalão etário. Não considerámos empréstimos onde exista uma modalidade de pagamento residual no final do contrato.

Identificamos os mínimos e máximos para os spreads bem como para as TAEG, seja para contratos de taxa fixa, mista ou variável.

 

 

Melhores Spreads e TAEG no Crédito à Habitação Julho 2020

Desde março de 2020, momento em que haviamos efetuado a última análise à informação, até julho de 2020, os spreads e as TAEG aumentaram ligeiramente, em especial no seu limite mínimo. Este foi uma realidade que se constatou em váras instituições de crédito.

Sem prejuízo de consultar o ficheiro excel onde encontrará, entre outros, as ligações para as fichas de taxas de juro onde poderá analisar mais detalhes sobre as características da oferta de crédito à habitação disponível em cada banco, apresentamos a tabela resumo à data de julho de 2020.

 

Como já sugerimos no passado, vale a pena recordar, a esse propósito, o nosso artigo “Como escolher o melhor crédito: a TAEG“. A verdade é que uma descida de spread pode ser anulada por uma subida de outros custos e vice-versa e nem todos os bancos têm a mesma estrutura de custos. Alguns têm mais comissões e os custos das ditas comissões são também diversos. A TAEG permite facilitar essa comparação colocando tudo numa base comparável.

Deixar uma resposta