Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O governo decidiu relançar o programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas que havia sido extinto em 2011 por falta de verba. Este programa conta assim com €1,5 milhões durante o ano civil de 2018 e conhecerá os seus detalhes operacionais 60 dias após a publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 166/2017 de 2 de novembro de 2017. Os detalhes operacionais ficarão a cargo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.. para já estão definidos os princípios orientadores e os objetivos do programa.

O legislador sublinha que esta iniciativa se insere na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, no  Plano Nacional de Educação e Sensibilização.

O objetivo será sensibilizar milhares de jovens sobre as questões ambientais e sobre a proteção da natureza e das florestas.

Num parágrafo:

“(…) identifica a juventude como um dos públicos privilegiados para as ações de informação para a autoproteção. O programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» poderá apoiar ações de informação e sensibilização entre pares, ou seja, de jovens para jovens, assegurando um efeito multiplicador do programa e a sustentabilidade futura dos seus resultados.

A expectativa é que o sucesso do programa anterior que funcionou entre 2005 e 2011, que envolvem milhares de jovens ao longo dos respetivos anos civis se repita.

Sublinhe-se que, em termos de coordenação, o programa conta com “a participação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., e das comissões distritais e municipais de proteção civil, podendo envolver ainda outras entidades públicas ou privadas que se identifiquem com os objetivos do programa“.

Logo que sejam conhecidos os detalhes operacionais sobre o Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas daremos deles aqui nota.

Deixar uma resposta