Novo prazo para entregar a IES

Há um novo prazo para entregar a IES, respondendo a um pedido da Associação Nacional de Contabilistas (ANACO) e da  Ordem dos Contabilistas Certificados  (OCC) a Autoridade Tributária e Aduaneira reviu o prazo de entrega da IES 2016 (rendimentos de 2015).

 

Novo prazo para entregar a IES

Na prática, as empresas terão mais uma semana para cumprir que a obrigação declarativa de preencher a IES – Informação Empresarial Simplificada. O prazo original era o habitual aplicado nos anos anteriores, ou seja, 15 de julho de 2016. O novo prazo será 22 de julho de 2016.

Note-se que apesar de o dia 15 de julho ser a data de referência para o final do período de entrega da IES, esta não é primeira vez em que o prazo de entrega é alterado e alargado.

As finanças reconhecem que houve atraso na disponibilização de da aplicação informática de entrega online da IES o que impediu uma melhor gestão do tempo por parte das empresas e dos seus contabilistas que agora terão outras obrigações fiscais a cumprir em datas próximas às do final do prazo de entrega da IES.

Recorde-se que, em teoria, o prazo de entrega da IES se inicia em janeiro de cada ano, no entanto, na prática, só após a disponibilização da aplicação informática pelas finanças é que tal é possível. Este ano a aplicação ficou disponível a 14 de junho de 2016 estando acompanhada das necessária instruções de preenchimento que destacam as alterações introduzidas face a anos anteriores.

Apesar deste alargamento, os contabilísticas já deram nota pública de que o alargamento é insuficiente para evitar dificuldades no cumprimento dos prazos. O futuro dirá se o prazo será novamente revisto.

 

Mais informação:

Recomenda-mo-lhes uma visita ao nosso artigo especificamente elaborado com detalhes quanto a como entregar e demais informações sobre a IES 2016.

Pode ainda acompanhar os artigos mais recente que publicámos sobre o tema (eventualmente mais recentes que o atual) aqui => IES.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *