Informações sobre a IES 2016

Informações sobre a IES 2016

Quais são as últimas informações sobre a IES 2016 (rendimentos de 2015)? Estamos a acompanhar regularmente as novidades associadas a esta declaração obrigatória para muitas empresas e iremos atualizando este artigo com esses dados.

 

Ultimas Informações sobre a IES 2016:

A aplicação indispensável para entregar a IES 2016 estará disponível a partir do dia 14 de junho de 2016, segundo indicação oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira, veiculada através do Portal das Finanças.

 

Informações sobre a IES 2016

Informações sobre a IES 2016

 

Recorde-se que está em curso entre janeiro de 15 22 de julho a entrega da Informação Empresarial Simplificada [a Autoridade tributária a pedido dos contabilísticas alargou o prazo até ao dia 22 de julho] – IES / Declaração Anual, por transmissão eletrónica de dados, pelos sujeitos passivos de IRS, que disponham ou devam dispor de contabilidade organizada, com os correspondentes anexos.

Está também em curso entre janeiro de 15 de julho a entrega da Informação Empresarial Simplificada – IES / Declaração Anual, por transmissão eletrónica de dados, pelos sujeitos passivos de IRC, cujo período de tributação seja coincidente com o ano civil, com os correspondentes anexos.

Para os sujeitos passivos de IVA está também em curso entre janeiro de 15 de julho a entrega da Informação Empresarial Simplificada – IES / Declaração Anual, por transmissão eletrónica de dados, pelos sujeitos passivos de IRS, que disponham ou devam dispor de contabilidade organizada, ou de IRC com os anexos a que legalmente estejam obrigados.

Os sujeito passivos de Imposto de Selo devem entregar o anexo Q da IES também entre janeiro de 15 de julho de 2016.

 

Perguntas Frequentes sobre a IES:

Em 2015 os serviços tributários atualizaram o ficheiro com as instruções de preenchimento da IES e seus diversos anexos. No ficheiro com 140 página todos os 14 anexos bens como a folha de rosto e o registo de prestação de contas merecem um capítulo particular. Pode consultar aqui a versão em psd deste Ficheiro de perguntas frequentes sobre a IES ou visitar o sítio e efetuar a consulta online das FAQ da IES. Pode ainda recorrer à linha de atendimento especializada 707 206 707 que, sublinhamos, cobra valor acrescentado.

 

Mais Informação:

Sabia que a informação de todas as empresas que entregam a IES fica a constar da Base de Dados das Contas Anuais? Essa base de dados pode ser acedida por quem tiver interesse mediante o pagamento de uma assinatura o valor da assinatura é anual e varia consoante o número de acesso que contratar.

Note que a assinatura nunca se fará por menos de €3.500 (5000 acesso) segundo informação veiculada pelo sítio da IES. O acesso ilimitado ao ficheiro com toda a informação custa €500.000 (por cada ficheiro anual).

Acompanhamos regularmente há vários anos este tema destacando alterações legislativas, novos modelos e indicações importantes emanadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira. Procure aqui informação mais recente sobre a == >> IES.

Tagged under:

2 Comentários

  • NjdsousaResponder

    “está em curso entre janeiro de 15 de julho a entrega da Informação Empresarial Simplificada…”
    Está? Como assim se a aplicação apenas vai ser disponibilizada em 14/06/2016?
    Isto é a brincar, certo?

  • OscarResponder

    Boa tarde, o título está errado deveria ser 2015 e não 2016, verifique e compare com o comentário do Portal das Finanças.
    E lamentavelmente as finanças fazem sempre isto, o período de entrega começa no dia 1 de junho e lançam atualizações no meio do período não já justificações para isto, quando todos os anos temos de enviar a IES e os outros modelos porque não lançam antecipadamente.

    Por último as assinaturas da IES, o valor mínimo de 3500 só favorece os grandes grupos, contudo todas as PMEs e microentidades pagam a publicação da sua IES. Só há transparencia para os ricos.

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.