Taxa de inflação 1948 – 2013 (série oficial do INE)

Taxa de inflação 1948 – 2013: é um momento histórico, o INE investiu e produziu uma série cronológica com 64 anos relativa à evolução dos preços no país, não só para o indicador principal – a taxa de inflação para o índice de preços no consumidor (IPC) – mas também para vários subníveis do IPC e para dados infra-anuais (mensais). A valia para a investigação e melhor conhecimento da realidade económica nacional é de monta. Esperemos que o INE consiga alargar esta inciativa para um número crescente de indicadores socio-económicos. Para já a expectativa é de que estas séries cronológicas relativas aos preços sejam atualizadas todos os meses.

Eis a nota do INE sobre o tema:

” (…) Com este destaque fica também disponível, pela primeira vez, uma série longa do IPC para o período 1948-2013, consistente com a atual base do índice (2012=100), incluindo informação detalhada a vários subníveis do IPC. Esta nova série revela três fases distintas na evolução dos preços no consumidor em Portugal, ao longo dos últimos 65 anos: crescimento muito moderado até à década de 70, crescimento significativo até ao início da década de 90 e retorno a um crescimento moderado até ao presente. “

E eis as referências para consultar a informação em formato de folha de cálculo:

Nota: tivemos alguma dificuldade em aceder à informação através do browser Firefox. Sem problemas com o Internet Explorer.
Inflação 1948 a 2013 por classes

Deixar uma resposta