Projeções para a economia portuguesa 2014 (outubro 2014)

O Boletim Económico do outono de 2014 do Banco de Portugal (PDF) atualizou as projeções para a economia portuguesa 2014 em vários indicadores macroeconómico chave sinalizando, em termos gerais, uma degradação da situação económica.

A variável central, o PIB, deverá agora crescer 0,9% quando em junho de 2014 se antecipava aumentar 1,1% (0,8% na projeção de dezembro de 2013). Para esta revisão contribuiu, entre outros, uma maior contração do consumo público e um forte reforço das importações face à projeção realizada em junho de 2014. A procura interna (via consumo privado e formação bruta de capital fixo, em especial devido a investimento privado em máquinas e equipamento e material de transporte) surge com indicações mais favoráveis relevantes mas insuficientes para evitar a degradação das expectativas quanto ao crescimento económico em 2014, no final do ano.

A Balança de Bens e Serviços e a Balança Corrente e de Capital deverão fechar o ano – caso se confirme as novas projeções – com saldos positivos inferiores aos antecipados a meio do ano corrente.

Finalmente, uma nota para a nova projeção do Banco de Portugal relativa à taxa de inflação em 2014 (índice harmonizado a nível europeu) que é agora de 0,0%. Recorde-se que a primeira projeção para a inflação de 2014 feita em dezembro de 2014 no Boletim Económico de inverno apontava para uma subida dos preços de 0,8%.

Ainda comparando essas projeções feitas há 9 meses com as atuais, a revisão mais expressiva terá sido a registada nas variáveis do comércio externo. As exportações foram projetadas com crescimento de 5,5% em dezembro, de 3,8% em junho e agora de 3,7% enquanto que as importações tiveram projeções a ser revistas em sentido inverso: 3,9%, 4,6% e 6,4%. Falta-nos a análise das  Boletim Económico da Primavera de 2014 que o leitor mais curioso poderá analisar aqui deixando desde já a nota que foi nesse boletim que o Banco de Portugal se revelou mais otimista, projetando um crescimento do PIB de 1,2%.

 

Projeções economia Portuguesa 2014
Projeções economia Portuguesa 2014; Fonte: Banco de Portugal

Deixar uma resposta