Refinaria de Sines e Páscoa fazem disparar Exportações

No trimestre terminado em abril, as exportações aumentaram 3,1% (0,3% no trimestre terminado em março) e as importações reduziram substancialmente a queda, caíram 2,7% quando no trimestre terminando em março tinham registado uma queda de 7,2%. Segundo o INE o mês de abril ficou marcado por um elevado crescimento das exportações quando comparado com o mesmo mês do ano anterior (+17,3%).

Entre as justificações o INE destaca o aumento muito significativo das exportações de combustíveis oriundos da refinaria de Sines cuja capacidade de produção aumentou  na sequência de avultados investimentos realizados nos últimos anos e que estão agora a ter forte impacto nas variações homólogas das exportações. Há ainda um efeito de calendário (a Páscoa) que terá contribuído para explicar a evolução mais positivas das exportações e menos negativa das importações quando se faz a comparação com igual período de 2012.

A taxa de cobbertura das importações pelas exportações está cerca de 5 pontos acima do registado no período homólogo e fixou-se nos 85,6%.

Mais detalhes no INE.

Deixar uma resposta