O que é o Alternext? – 7 anos depois a primeira empresa

[wp_ad_camp_1]
O que é o Alternext? Segundo a página institucional da Euronext, o:

“NYSE Alternext: um Mercado feito à medida das pequenas e médias empresas (PME’s).
O NYSE Alternext foi criado pela NYSE Euronext para ir de encontro às necessidades das pequenas e médias empresas que procuram acesso simplificado ao mercado de acções. O NYSE Alternext foi lançado em 17 de Maio de 2005.”

Volvidos sete anos eis que surge finalmente a primeira PME a procurar encontrar novos associados através deste mecanismo do mercado de capitais, em concreto a ISA – Intelligent Sensing Anywhere que se estreia assim hoje nesta bolsa.

O Alternext é assim algo que se aproxima dos requisitos de uma bolsa de valores (mercado regulamentado) sem o ser de facto por não ter de dar resposta a igual nível de exigibilidade em vários parâmetros, visando, entre outros, facilitar a entrada de PME e de investidores.  A auto-regulação é promovida pela Euronext (dona do Alternext) enquadrada pela legislação comunitária e nacional.

Segundo a Euronext:

” (…) O NYSE Alternext delineou requisitos de admissão e regras de negociação adequadas às necessidades da pequena e média empresa consoante a sua dimensão e negócio. As regras também asseguram a transparência para o investidor. As características únicas do NYSE Alternext incluem:

  • Procedimentos de admissão especiais
  • Um modelo de Mercado desenhado para aumentar a negociação
  • Listing Sponsors (promotores) que apoiam a empresa ao longo da sua vida na Bolsa.

NYSE Alternext está pensado para se tornar o Mercado de referência para PME’s da zona Euro e dá as boas vindas a admissões internacionais.

NYSE Alternext é um Mercado Exchange regulated (regulamentado pela Bolsa) com um regime regulatório elevado. Não é um mercado regulamentado tal como é definido pela directiva MiFID de 21 de Abril de 2004. É regulado pela Euronext de acordo com um conjunto de regras aplicáveis aos intermediários financeiros e às empresas cotadas. (…)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *