Banco de Portugal antecipa balança comercial positiva já em 2012 – Boletim Económico

[wp_ad_camp_1]

O Banco de Portugal acaba de divulgar o Boletim Económico de Verão  (2012) no qual revê as expectativas macro-económicas para 2012 e 2013. Em termos gerais, o cenário agora traçado é um pouco menos negativo do que as previsões avançadas pelo Banco de Portugal há cerca de três meses. A queda do PIB não deverá ser tão intensa (3%), as exportações poderão registar uma evolução um pouco melhor do que o esperado e a taxa de inflação para 2012 é agora francamente inferior ao previsto no boletim da primavera. Os preços não deverão subir mais do que 2,6% a fazer fé na atual previsão (previa-se 3,2% há três meses).

Outro aspeto particularmente curioso é que o Banco de Portugal antecipa uma Balança Comercial de Bens e Serviços marginalmente positiva já em 2012 (0,4%) devendo subir para 2,5% em 2013.

Eis o quadro resumo mais importante, extraído da publicação:


Uma nota final sobre previsões para o desemprego, não do Banco de Portugal mas da OCDE que hoje avançou com o valor de 16,2% para Portugal em 2013.

blank

11 comentários

  1. São cada vez mais as pessoas e empresas que não têm meios para pagar as dívidas, ou quaisquer bens para penhorar, indica lista pública de devedores crónicos, gerida pelo Ministério da Justiça.
    Nunca verão nesta lista as empresas de capital usurário, para essas o sistema vai encontrar sempre ajuda.
    Para sair da crise ´preciso apostar na produção nacional,industria,pescas e agricultura precisam de ajuda que pode bem passar por diminuição de impostos e diminuição da factura energética.
    No entanto os lacaios da Troika estão apostados em arruinar de vez tudo o que é nacional e protegem o grande capital apátrida vendendo a retalho empresas lucrativas e essenciais para a nossa economia.
    De uma forma premeditada ou por pura incompetência o governo PSD/CDS continua o trabalho do PS, ajudado pela esquerda hipócrita e pelos sindicatos traidores.
    O nacionalismo bate-se contra dois regimes, duas forças, dois inimigos, que parecem contrários um ao outro, que aparentemente se chocam, mas que na essência são irmãos, se entendem, se combinam muitas vezes por trás dos bastidores.nenhuma dessas forças é simplesmente o inverso da outra.
    Então só o nacionalismo tem soluções para a crise.
    Porque único defensor da propriedade privada em perigo devido a apropriação de capital pela sociedade capitalista e totalmente entregue a um estado explorador na sociedade comunista.
    Porque colocando trabalho e capital ao serviço de todos, porque estudante novas formas de empreendedorismo e porque verdadeiramente defensor da justiça social,da repartição de dividendos e da responsabilização de todos e não falaciosamente de alguns, nos pode trazer mais Pátria e mais Socialismo.

  2. Ha que começar a limpar o país desta partidocracia Centrista que nos afunda economicamente ha 38 anos!

  3. Do meu ponto de vista, só uma politica nacionalista poderá evitar que no futuro Portugal esteja igual ou pior do que está actualmente.
    É preciso preservar o que é nosso e o que nos dá lucro, é necessário ser mais auto-suficiente e exportar mais do que se importa. Evidentemente que isto sim ajuda a nossa economia. Por estes motivos e muitos mais eu apoio e voto no PNR – Partido Nacional Renovador. O partido que coloca os interesses de Portugal e como tal de nós portugueses antes de outros que em nada asseguram o nosso futuro.

  4. o PNR é o unico partido que fala as verdades
    por isso é tao reprimido pela esquerda do ps/psd/pcp
    e reprimido pela comunicaçao social.
    eu apoio o pnr

Deixar uma resposta