Tabelas mensais de retenção na fonte do IRS 2011 sobem já em Janeiro

[wp_ad_camp_1]

ADENDA (3 FEV 2011): Foram finalmente divulgadas as tabelas, veja aqui: “Tabelas de retenção mensais de IRS 2011 | OFICIAL

ADENDA – 21 JANEIRO 2011: Até esta data as tabelas de retenção na fonte de IRS ainda não foram publicadas. Assim que tal acontecer deremos disso nota aqui. Receba as novidades por e-mail ou via FACEBOOK.

Se a actual proposta de Orçamento de Estado para 2011 vier a ser aprovada, é garantido que haja uma alteração significativa das tabelas de retenção na fonte do IRS, usadas para determinar o imposto a entregar ao Estado mensalmente.

A revisão, por um lado, incluirá a actualização da inflação prevista, 2,2%, e, por outro, em sentido inverso, reflectirá a expectativa de forte quebra no montante que poderá ser deduzido à colecta por via de despesas e benefícios fiscais que passarão a ter limites muito mais restritos como já aqui documentámos: “IRS 2011: Limites MÁXIMOS aos benefícios fiscais e deduções à colecta em 2011 – Proposta de Orçamento 2011“.

Ou seja, o Estado começará a arrecadar já em Janeiro, via retenção na fonte, o valor do imposto a pagar que será determinado a título definitivo quando da entrega da declaração anual relativa a rendimentos de 2011 que só ocorrerá em 2012.

Deixar uma resposta