Como saber se a sua empresa tem boa reputação?

Sem qualquer detalhe além de se afirmar que se trata de uma sondagem na internet na qual se recolheram 1790 respostas, 1462 de público em geral e 328 de investidores frequentes, avança-se com uma peça de jornal com o seguinte título “Saiba se a sua empresa tem das melhores reputações do país“. Uma notícia que discorre sobre variadíssimas conclusões e cruzamentos de dados. Talvez sejam legítimos mas o detalhe dado deve merecer por parte do leitor todas as cautelas e, diria que do lado do jornalista, deveria ter merecido um pouco mais de jornalismo.

Algumas dúvidas:

  • Como se recolheram os dados? Um inquérito num sítio onde respondeu quem quis e apareceu por lá?  Pesquisa por e-mail? Entre os fãs do facebook da empresa que fez o inquérito?
  • Qual a definição de investidor frequente e de público em geral?
  • Houve alguma cautela de despiste de enviesamento das respostas recolhendo dados de caracterização dos respondentes além dos que terão permitido classificar por tipo de investidor? Se sim com que padrão foram confrontados?
  • Por sondagem deve entender-se que se tratou de um exercício probabilístico? Se sim qual o universo considerado e respectiva população de referência?
  • Quantas pessoas foram contactados (se é que alguma) para se obterem as 1790 respostas? Ou, por outras, quantas pessoas visualizaram a “sondagem” para que se conseguissem obter 1790 respostas?

Permitam-me duvidar do mínimo de utilidade e representatividade deste estudo até ser minimamente esclarecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *