Taxa de desemprego em 9,8% – 3º Trimestre de 2009

Em cada 1000 pessoas ativas, 98 estão desempregadas procurando ativamente emprego, ou seja, a taxa de desemprego atingiu os 9,8% no 3º Trimestre de 2009 (veja os dados do INE), subindo assim 7 décimas face ao trimestre anterior. Há um ano a taxa de desemprego atingia 7,7% da população ativa. Não há memória de uma taxa de desemprego tão elevada nas últimas décadas. Cerca de 548 mil portugueses estão procurando  emprego.

Segundo o INE: “O aumento trimestral da população desempregada ocorreu essencialmente nos seguintes grupos populacionais: mulheres, indivíduos com 45 e mais anos, indivíduos com nível de escolaridade completo até ao ensino básico (3º ciclo), indivíduos à procura de novo emprego (sobretudo provenientes dos serviços) e indivíduos desempregados à procura de emprego, quer há menos de um ano, quer há um ano ou mais.”

Curiosamente o número de desempregado entre as pessoas com curso superior e de pessoas à procura do primeiro emprego diminuiu (6,4% e 16%, respectivamente) face a igual período do ano passado. Cerca de 253 mil portugueses procuram emprego, sem sucesso, há 12 ou mais meses.

Deixar uma resposta