Simulador IRS 2026

Simulador de IRS para 2026 (rendimentos de 2025) – 2ª versão

No dia seguinte a se conhecerem oficialmente os novos escalões para o IRS de 2025,  e as novas tabelas de retenção mensal, o Francisco Mesquita enviou-nos uma versão beta do simulador de IRS para 2026 (relativo a rendimentos de 2025). Agora, a 12 de novembro apresenta uma nova atualização que aqui divulgamos. Provavelmente haverá novas versões no futuro mas para quem quiser testar o simulador e enviar comentários, aqui fica ele:simulador de IRS para 2026. Pode ser útil para, por exemplo, verificar se há ganho fiscal na subscrição de um PPR.

O simulador é descarregado num ficheiro zip e o ficheiro excel que este comprime contém macros. Será necessário ativar macros para pode usar o simulador.
Como boa prática de segurança corra o ficheiro por um antivirus antes de fazer o unzip.

Do nosso lado, com o nosso anti-virus não identificámos problemas mas mais vale prevenir.

Notem que o simulador não cobre todas as situações mas abrange as mais comuns e, oficial mesmo, só o das finanças que só deverá estar disponível muito depois de nos despedirmos de 2025.

Sempre que o Francisco Mesquita divulgue novas atualizações do simulador procuraremos rever este artigo.

6 comentários

  1. Muito boa a usabilidade do simulador.
    O irs jovem não parece estar a funcionar ainda, testei com um rendimento bruto anual de 80.000€, 16.032€ retenção na fonte (Irs jovem 7º ano) e o simulador diz que vou ter a pagar 6447 isto sem incluir ainda a menor retenção que vai ser feita nos próximos messes. Penso que o simulador não esta a aplicar bem o irs jovem.

    1. Lamentavelmente, não consigo abrir as macro.
      Depois, zipado.
      Obrigado na mesma. Se pudesse enviar um simulador sem estar acorrentado, agradecia. Dr. Mesquita
      Cumprimentos

      Luis Lemos

  2. este ano eu tive que pagar irs mas para o ano tenho despecas como faco para meter o meu iban nas financas para receber por transferencia bacaria

  3. Muito grata ao sr. Francisco Mesquita pela sua amabilidade. Já estive a fazer a minha simulação e constatei que , este simulador, não contempla a despesa com a renda de casa. Por favor, sr Francisco Mesquita, pode fazer essa correção?
    Bem haja 🙂

  4. Agradeço ao Sr. Francisco Mesquita o trabalho no desenvolvimento deste simulador, que utilizo há vários anos e que é de uma enorme mais valia. Verifico, no entanto, que esta 2ª versão não está incluir no cálculo das deduções à coleta, os valores referentes às rendas de casa, o que impacta com o apuramento dos valores do IRS. Deixo aqui o alerta para o que entenderem por conveniente.
    Grata pelo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *