Digital

Áreas de negócio que se consolidaram no online

Quais as áreas de negócio que se consolidaram no online? É evidente que a pandemia da COVID-19 acelerou o mercado online. Em muitos setores obrigou muitas empresas a olhar para este segmento com outros olhos. Afinal de contas, ficar para trás é perder “mercado” e clientes.

Devido à necessidade de dar resposta em contra relógio, muitas empresas tiveram de se adaptar rapidamente à nova realidade do digital e abraçar o desafio do distanciamento social e dos confinamentos.

O interessante é que esta aposta, mesmo após o abrandamento da pandemia, continuou e com sucesso. Atualmente, inúmeras empresas olham para os seus esforços e os resultados estão à vista.

Neste sentido, conheça as principais áreas de negócio que se consolidaram após o período pandémico.

Cinco áreas de negócio que se consolidaram no online

1.    Retalho Online e Plataformas Ecommerce

Com a necessidade de consumo imediato, consumidores mais exigentes e com a evolução da tecnologia, é claro que ambas as áreas cresceram com a consolidação do digital.

Atualmente, muitas são as lojas online associadas a setores que até então tinham uma operação “física” muito mais forte.

Um dos exemplos é a Envelopes Online, uma plataforma e-commerce especializada em packaging. De envelopes a caixas personalizadas, solidifica a sua presença no mercado português. Sendo uma solução para pequenos negócios que procuram soluções de branding.

2.    Serviços de entrega

Esta já era uma área com “bastante” sucesso no online. Contudo, os anos recentes mostraram que poderia crescer ainda mais.

Com as pessoas em casa, a procura de serviços de entrega ao domicílio aumentou. Empresas de serviços logísticos como a DHL, MRW e até mesmo os CTT, viram um pico na procura dos seus serviços durante a pandemia.

Além disso, todas as marcas querem chegar aos seus clientes. Logo, seja por que meio for, têm de fazer chegar os seus produtos à casa de quem os compra.

3.    Eventos virtuais

Fruto do confinamento, do trabalho remoto e da impossibilidade de reuniões físicas, os eventos virtuais tornaram-se cada vez mais populares.

O Zoom, por exemplo, teve um aumento significativo na sua utilização, uma vez que as pessoas começaram a utilizá-lo para acolher reuniões virtuais, webinars e conferências.

Nos eventos virtuais, não esquecer os serviços de streaming, que se multiplicam em diferentes áreas, como uma ferramenta que ajudar a chegar ainda mais longe.

4.    Formação Online

A educação online viu um aumento significativo da popularidade durante a pandemia, uma vez que as escolas e universidades fecharam para o ensino presencial.

Além disso, no próprio mundo profissional, a formação online também permitiu aos trabalhadores e a todos aqueles interessados continuar com a sua progressão académica, com cursos online e workshops.

Plataformas como a Udemy, Coursera ou edX, tornaram-se ainda mais populares entre os profissionais de determinadas áreas.

5.    Criação de Conteúdos Online

Se antes da pandemia os criadores de conteúdo já eram estrelas, nesta altura são ainda mais. O espaço nasceu e foram muitos os que decidiram criar canais em plataformas como YouTube ou Twitch.

Nestes espaços, os novos “profissionais” do digital partilham a sua rotina diária, dedicam-se a parcerias com marcas, criam comunidades, entre outros nichos de conteúdo.

Sem dúvida, uma das áreas que mais se consolidou no online neste período.

Com efeito, muitas outras áreas poderiam ser dadas como exemplo. A verdade é que isto é apenas a ponta do iceberg. O online tem um potencial tremendo.

E como referido, quem não acompanha a onda e as tendências, fica para trás num mercado cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *