As tabelas de IRS para 2022 apresentam maiores alterações, no sentido da descida do imposto a pagar, nos escalões mais baixos precisamente para acomodar a subida do salário mínimo nacional e correlacionado mínimo de existência, ou seja, o valor de rendimento até ao qual há isenção de IRS.
ADENDA 14 de JULHO de 2022: Face às 4 alterações às tabelas de IRS para 2022 ao longo do ano, entre março e julho, recomendamos aos nossos leitores que visitem este outro artigo mais atualizado => Tabelas de IRS 2022 em Excel.
A 24 de fevereiro de 2022 e ainda sem que houvesse Orçamento do Estado para 2022 o governo optou por rever novamente as tabelas, invocando, entre outros, o que se segue:
“Considerando o esforço de ajustamento que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos de aproximação do imposto retido ao imposto devido, e tendo já este ano sido reduzidas as taxas de retenção, são agora atualizados os limites dos intervalos dos vários escalões.
Estes dois movimentos em conjunto permitem baixar a retenção na fonte da generalidade dos trabalhadores dependentes e, com isso, continuar a aproximar o montante do imposto retido ao imposto a pagar e, bem assim, prevenir situações em que aumentos salariais se possam traduzir no imediato em diminuição de remuneração líquida.”
In Diário da República, Despacho n.º 2390-B/2022, Finanças
Ainda que marginalmente, esta subida do mínimo de existência acabará por ter impacto em todos os contribuites cujo rendimento o supere.
Mas a revisão não ficou por aqui, de facto em 2022 acabaram por existir três períodos com três conjuntos diferentes de tabelas de IRS. A saber:
- Tabelas entre janeiro e fevereiro;
- Tabelas entre março e seguintes;
- Tabelas entre julho e seguintes.
Tabelas de Retenção de IRS para 2022
Pode encontrar as tabelas de IRS para 2022, aplicáveis ao continente, na seguinte ligação:
Finanças – Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais
Aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no continente para vigorarem durante o ano de 2022.
Logo que estejam disponíveis em excel e logo que haja tabelas de retenção mensal do IRS para os Açores e Madeira aqui os publicaremos.
Por memória, pode recuperar aqui as tabelas de IRS para 2021.
E os Escalões do IRS para 2022?
Recorde-se que os Escalões do IRS para 2022 (essenciais para apurar o imposto final a pagar aquando do apuramento a realizar em meados de 2023), não foram alterados, para já, em virtude do Orçamento do Estado não ter sido aprovado. A haver novos escalões do IRS para 2022 estes só deverão ser conhecidos em maio ou junho com a eventual aprovação do Orçamento do Estado já com novo governo.