Novas matrículas de veículos em 2020 (ou em 2019)?

Novas Matrículas

É possível que os primeiros veículos com novas matrículas (duas letras – dois números – duas letras) surjam no final de 2019 mas o mais provável é termos novas matrículas de veículos em 2020. Entretanto, o novo modelo deve passar a estar disponível já em fevereiro de 2019 podendo ser usado logo que necessário.

Com cerca de 500.000 matrículas ainda disponíveis e com a média de novos veículos vendidos automóveis vendidos a rondar as 270.000 unidades nos últimos anos, dificilmente as matrículas de veículos importados e de motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores (que partilham as matrículas com os automóveis) esgotarão a reserva de novas matrículas ainda existentes no modelo atual durante o ano de 2019.

O que é certo é que já está tudo preparado para a adoção de novas matrículas (ver imagem) que permitirão a manutenção deste novo modelo por muito mais anos do que o atual e os que o antecederam. De facto, no formato de seis dígitos em que dois são letras e quatro são números, o máximo de combinações diferentes de matrículas era de cerca de 5 milhões.

No novo modelo em que teremos quatro letras (que passarão a incluir o K, Y e W) e dois dígitos, o número máximo de combinações diferentes de matrículas passará a contar-se nas dezenas de milhões, um pouco mais de 48 milhões, – muito mais do que as matrículas emitidas desde a primeira emissão em 1 de janeiro de 1937.

Novas Matrículas

Entretanto, surgirão inevitavelmente matrículas muito curiosas com o novo formato.

Recorde-se que o IMT é a instituição responsável pela gestão das matrículas.

2 Comentários

  • Município De Proença-a-Nova ProençaResponder

    Efectivamente o actual sistema permite a emissão de 5.290.000 (cinco milhões e duzentas e noventa mil matrículas.
    O próximo sistema permitirá a emissão de 45.697.600 (quarenta e cinco milhões seiscentas e noventa e sete mil e seiscentas matrículas.

    João Caetano

  • Nuno Miguel FonsecaResponder

    Qual as letras que estão a circular no mês de Junho de 2019?

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.