Idade oficial para a reforma em 2019

 

A idade oficial para a reforma em 2019 ou, mais tecnicamente correto, a idade normal de acesso à pensão de velhice em 2019 foi fixada pela Portaria n.º 25/2018 do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social publicada em Diário da República a 18 de janeiro de 2018.

 

Qual a Idade oficial para a reforma em 2019

A Idade oficial para a reforma em 2019 é de 66 anos e 5 meses, ou seja, mais um mês do que a Idade oficial para a reforma em 2018.

Este aumento resulta diretamente da fórmula de cálculo em vigor que faz depender a evolução da idade para reforma da evolução da esperança média de vida aos 65 anos de idade verificada entre o segundo e o terceiro ano anteriores ao do início da pensão.

 

Qual o fator de sustentabilidade para quem se reformar antes da idade para a reforma?

Na mesma portaria, é também divulgado o novo fator de sustentabilidade que determina parte do corte a que a reforma antecipada será sujeita: o fator de sustentabilidade aplicável às pensões de velhice iniciadas em 2018 e atribuídas antes da idade normal de acesso à pensão, é de 0,8550.

Por outras palavras, o corte das pensões iniciadas em 2018 sem que se tenha atingido a idade de acesso à reforma será de 14,5% o que compara com um fator de sustentabilidade no ano anterior de 13,88%.

Note-se que a este corte se juntarão outros associados ao número de meses que distam entre a atribuição da reforma antecipada e a idade legal de reforma.

Leia aqui mais sobre o que está a mudar nas reformas antecipadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *