INE Mobile – Estatísticas de Bolso

O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou recentemente o INE Mobile, uma aplicação para telemóvel para já disponível para os dispositivos Android na Google Play Store e Amazon Apps mas que em breve também estará disponível para os sistemas iOs e Microsoft. Recorde-se que o INE possui um vasto repositório de informação estatística em virtude de ser a principal autoridade estatística nacional oficial. A larga maioria da informação que produz acaba por ser divulgada de forma gratuita. Este será mais um canal para rentabilizar o trabalho do INE, financiado pelo orçamento do estado, por via do conhecimento que difunde sobre o país.

 

INE Mobile – algumas características:

O INE Mobile oferece os 200 principais indicadores consultados no sítio do INE bem como as publicações, os destaques à comunicação social e o calendário de difusão das estatísticas do INE.

Note-se que toda a informação divulgada pelo INE através deste meio é gratuita e a generalidade dos dados está também disponível na versão inglês da mesma aplicação.

INE Mobile

blank

Em termos gerais a aplicação é muito básica tendo larga margem de progressão, nomeadamente ao nível das opções de visualização da informação estatística. Contudo, cumpre com a função de permitir o acesso imediato à informação mais recente que o INE divulga numa base quase diária e cujo calendário de difusão também se encontra disponibilizado através da aplicação. Destaca-se ainda que, passado algum tempo do lançamento (e da primeira versão deste artigo) a aplicação se tem revelado fiável e com um número diminuto de bugs que têm vindo a ser detetados com cada vez menor frequência.

Louva-se a iniciativa algo tardia mas claramente útil e fazem-se votos de que seja uma área de investimento assim o INE tenha recursos para tal.

Quanto a presença nas redes sociais destacamos ainda que o INE tem conta ativa no Printrest e um canal no You Tube.

INE Mobile

Deixar uma resposta