Taxa de inflação mantêm-se estável em valores negativos

Pouco mudou entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015 quanto à evolução dos preços em termos agregados a taxa de inflação mantêm-se estável em valores negativos, mais concretamente nos -0,3% de variação média anual. A variação homólogo também se manteve idêntica entre os dois últimos meses completos e continua a “empurrar” a variação anual um pouco mais para baixo dado que a variação mensal homóloga continua a ser inferior: -0,4%.

A inflação subjacente (aquela que não considera os bens alimentares não transformados nem os combustíveis) também se manteve no mesmo patamar com uma variação positiva mas muito baixa: 0,3%.

Inflação Janeiro de 2015
Inflação Janeiro de 2015
Fonte: INE

Eis um pouco mais de análise divulgada pelo INE relativa às variações homólogas:

” (…) O índice relativo aos produtos energéticos voltou a apresentar uma taxa de variação homóloga muito negativa emjaneiro de 2015, passando de -6,6% em dezembro de 2014 para -8,0%.
O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 0,1% em janeiro(-0,4% em dezembro de 2014).

Nas classes com contribuições negativas para a variação homóloga do IPC salienta-se a dos Transportes (classe 7), comuma variação homóloga de -4,2% (-4,4% no mês anterior), influenciada em grande medida pelo sub-subgrupo dosCombustíveis e lubrificantes para equipamento para transporte pessoal. São ainda de referir os contributos negativosdas classes do Vestuário e calçado (classe 3), com uma variação homóloga de -1,5% (-1,8 em dezembro de 2014) e doLazer, recreação e cultura (classe 9), com uma variação homóloga de -1,3% em janeiro (-1,2% no mês anterior).
A classe com maior contribuição positiva para a variação homóloga do IPC foi a dos Restaurantes e hotéis (classe 11),com uma variação homóloga de 1,3% (0,3 p.p. inferior à do mês anterior), seguida da classe das Bebidas alcoólicas etabaco (classe 2), com uma variação homóloga de 3,1% (variação igual à do mês anterior). (…)”

Destaque-se que a deflação (variação negativa dos preços) também já está instalada em termos médios no conjunto da União Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *