Poupança das famílias ao nível mais baixo em quase 7 anos

Desde o último trimestre de 2008 que a taxa de poupança das famílias não registava valores tão reduzidos tendo caído muito acentuadamente desde o quarto trimestre de 2013, praticamente coincidindo com o regresso a valores positivos na taxa de crescimento do PIB. De facto temos a poupança das famílias ao nível mais baixo em quase 7 anos.

No primeiro trimestre de 2015, segundo o INE, a taxa de poupança das famílias e instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias fixou-se nos 6,8% do rendimentos disponível bruto. Ou seja, por cada €100 de rendimentos disponível bruto só €6,8 é que não era destinado a alguma forma de consumo. Este é o valor mais baixo em 25 trimestres.

Apesar de se ter registado alguma recuperação do rendimento disponível das famílias, este seria insuficiente para sustentar o crescimento do consumo privado constatando-se assim que o aumento da despesa em consumo final está a fazer-se, em boa medida, pela redução da poupança realizada pelas famílias.

Taxa de Poupança Das Famílias Portugal

Taxa de Poupança Das Famílias Portugal

Tagged under:

1 Comentário

  • gabriele Responder

    como poden popar se son desempregados sim redito da 3-4 anos as popazas son para comer para viver se no’ para sopravviver.
    governo fudito eso ten medo dizer alla merkell che somos sotto u limiar da pobreza ten medo dizer.

Deixar uma resposta