Poupança das famílias ao nível mais baixo em quase 7 anos

Desde o último trimestre de 2008 que a taxa de poupança das famílias não registava valores tão reduzidos tendo caído muito acentuadamente desde o quarto trimestre de 2013, praticamente coincidindo com o regresso a valores positivos na taxa de crescimento do PIB. De facto temos a poupança das famílias ao nível mais baixo em quase 7 anos.

No primeiro trimestre de 2015, segundo o INE, a taxa de poupança das famílias e instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias fixou-se nos 6,8% do rendimentos disponível bruto. Ou seja, por cada €100 de rendimentos disponível bruto só €6,8 é que não era destinado a alguma forma de consumo. Este é o valor mais baixo em 25 trimestres.

Apesar de se ter registado alguma recuperação do rendimento disponível das famílias, este seria insuficiente para sustentar o crescimento do consumo privado constatando-se assim que o aumento da despesa em consumo final está a fazer-se, em boa medida, pela redução da poupança realizada pelas famílias.

Taxa de Poupança Das Famílias Portugal
Taxa de Poupança Das Famílias Portugal

Um comentário

  1. como poden popar se son desempregados sim redito da 3-4 anos as popazas son para comer para viver se no’ para sopravviver.
    governo fudito eso ten medo dizer alla merkell che somos sotto u limiar da pobreza ten medo dizer.

Deixar uma resposta