Comissões da Conta Base: qual o melhor banco?

O Banco de Portugal passou a divulgar informação que permite responder facilmente à seguinte pergunta: Comissões da Conta Base: qual o melhor banco?

Quem tenha ou pense vir a ter uma conta-base (ver “Conta-base ou conta de serviços mínimos bancários?“) vai poder acompanhar através do Banco de Portugal (e do Economia e Finanças) a evolução da oferta existente. Se em janeiro de 2015 havia quatro bancos com esta oferta, em fevereiro há já oito com as comissões a tornarem-se mais competitivas em todos eles e em julho de 2017 eram já 14.

Segundo a reinterpretação mais recente do Banco de Portugal (e, na prática, a que faz fé no mercado) a conta-base tem os seguintes serviços garantidos em todos os bancos que a disponibilizem:

  • Abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem; 

  • Disponibilização de um cartão de débito para movimentação da conta; 

  • Acesso à movimentação da conta através de caixas automáticos, do serviço de homebanking e dos balcões da instituição de crédito (podendo as instituições limitar a três o número de levantamentos realizados aos balcões no mesmo mês); 

  • Realização de depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências intrabancárias nacionais.

Quanto aos custos, recomendamos que consulte a tag Ranking dos bancos com Conta Base para encontrar a informação mais recente sobre o tema que elaborámos no Economia e Finanças.

Este artigo foi atualizado em julho de 2017 como novas ligações e mais informação.

Deixar uma resposta