O que é o Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV)?

Qual é a sua vontade quanto ao cuidados de saúde que lhe devem ser prestados caso sofra de uma doença prolongada incapacitante, ou caso tenha morte súbita? O que se deve ou pode fazer com o seu corpo? Agora já pode decidir e informar as autoridades. O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) tem precisamente como finalidade receber, registar, organizar e manter atualizados os dados que exprimem as vontades dos residentes, o seu testamento vital. E já está em funcionamento podendo os cidadão deslocar-se ao seu centro de saúde, procurar o balcão especializado (ou informação sobre onde o pode encontrar), esclarecer dúvidas e, se assim o entender, fazer o seu testamento vital.

O testamento vital é gratuito e é alterável segundo a vontade do próprio, desde que maior de idade e na plenitude das suas capacidades psíquicas, a qualquer momento.

Os médicos poderão aceder ao RENTEV para se inteirarem das opções disponíveis no caso de uma potencia colheita de órgãos, gerindo assim os seus atos médicos no respeito da vontade dos pacientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *