blank

Exportações de bens crescem ligeiramente, importações registam forte queda – janeiro 2013

As exportações nacionais aumentaram 1% no trimestre terminado em janeiro de 2013 quando comparado com o trimestre homólogo. Na prática, mantiveram o ritmo de crescimento homólogo já registado no trimestre terminado em dezembro. Já quanto às importações a queda homóloga de 3% apurada entre outubro e dezembro de 2012 aprofundou-se para 6,4% no trimestre terminado em janeiro de 2013 o que conduziu a uma melhoria do saldo da balança comercial. O mês de janeiro foi o que registou melhor desempenho das exportações ao longo do trimestre (aumentaram 5,6%) resta saber se esta indicação positiva poderá indiciar um aumento do ritmo de crescimento das exportações nos meses seguintes.

Com a divulgação das estatísticas do comércio internacional hoje divulgados pelo INE conhecem-se também os dados finais do ano de 2012. A balança comercial de bens em 2012 terá então ficado assim:

“No ano de 2012 as exportações de bens aumentaram 5,8% e as importações de bens diminuíram 5,3%, face ao ano anterior. O saldo da balança comercial registou uma melhoria, permanecendo deficitário no montante de 10 761,3 milhões de euros (défice de 16 372,7 milhões de euros em 2011). Os parceiros Intra-UE continuaram a dominar as transações efetuadas por Portugal com o exterior, embora se tenha registado uma redução do seu peso, tanto nas exportações como nas importações de bens.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *