Eis o banco de fomento: Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD)

O Conselho de Ministros aprovou a criação do Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) vulgo Banco de Fomento. Eis alguns detalhes desde já anunciados:

“(…) A Instituição Financeira de Desenvolvimento terá como objetivo apoiar a concretização das políticas públicas de promoção do crescimento e emprego, proporcionando o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo, e contribuindo para a promoção da competitividade e da internacionalização das empresas portuguesas.

A IFD assume um novo modelo institucional que permite ao Estado gerir, de uma forma eficaz e essencialmente na qualidade de grossista, os instrumentos financeiros públicos de estímulo, incentivo e orientação do investimento empresarial em bens e serviços transacionáveis.

Complementarmente, esta Instituição deve desempenhar funções de apoio técnico sobre modelos de financiamento público, contribuindo para a promoção da competitividade e da internacionalização das empresas portuguesas.

A nova instituição irá recorrer a financiamento de entidades supranacionais, aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, bem como à totalidade dos reembolsos associados aos diferentes períodos de programação no âmbito dos fundos da política de coesão europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *