O que é um Aluguer de Longa Duração (ALD)?

Segundo o Mediador do Crédito, um ALD – Aluguer de Longa Duração é um:

” (…) contrato, através do qual, o Locador (por exemplo, um Banco), mediante pagamento de uma prestação mensal (renda), aluga ao cliente (locatário) um bem, facultando-lhe, assim, o seu gozo durante um prazo previamente acordado.

O bem locado foi, por sua vez, adquirido pelo Locador a um terceiro (fornecedor), após indicação do locatário. O risco corre por conta do locatário pois, normalmente, o locador exige a contratação de um seguro “danos próprios”, pago pelo locatário. Na prática verifica-se que o bem locado costuma ser o automóvel.

Simultaneamente à celebração do contrato de aluguer, é celebrado um contrato promessa de compra e venda do bem locado. Existe, assim, desde logo, um compromisso de aquisição por parte do locatário, pelo que, consequentemente, não há lugar ao direito de opção de compra.

O valor da renda é livremente estipulado entre as partes e pretende reembolsar o locador da quantia por este adiantada ao adquirir o bem locado, pelo que a sua estrutura se aproxima da renda paga na locação financeira (capital + Juros).”

Um comentário

  1. Boa Tarde, com vista a um trabalho académico de uma cadeira de gestão financeira gostaria de saber quais as fontes credíveis e oficiais onde posso obter informação sobre as características de 3 tipos de financiamento, tais como: ALD, Leasing e Renting. Em contabilidade onde são registadas as despesas para cada um dos contratos? Que tipos de bem (para alem do automóvel) se pode adquirir em cada tipo de financiamento
    Por exemplo, de onde foi retirada esta informação? está actualizada?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *