Incerteza e rumores: mistura explosiva nas bolsas ou “A Asneira do Daily Mail”

A forte queda das bolsas europeias que se agravou a meio do dia de hoje terá tido “suporte” num conjunto de rumores e notícias que apontavam para factores de risco inesperados associados ao sector financeiro francês e ao rating da república francesa. Uma notícia do Daily Mail publicada no domingo que apontava para fontes que indicavam que o banco francês Societé Général estava à beira da falência, terá contribuido para a queda de 21% verificada hoje nas acções desse banco e para a evolução global do mercado.

Segundo o Diário Económico, o Daily Mail veio agora desacreditar a notícia que divulgou: “Daily Mail pede desculpas à Société Générale“.

A mistura explosiva tantas vezes presente nos mercados voltou a mostrar o seu poder destruidor: incerteza, nervosismo, medo e boatos/notícias catastrofistas mal sustentadas. Aconteça o que acontecer amanhã no mercado, as consequências do que se passou ontem apenas poderão ser mitigadas. Haverá um processo de aprendizagem inerente à participação no mercado? Como reagirão os investidores hoje “escaldados”? A história diz-nos que estes momentos de reacções exacerbadas estão longe de serem uma raridade. Estes mercados parecem muito distantes de se comportarem como está escrito nos livros… Cuidado.

Deixar uma resposta