Economistas e juristas do público ganharão menos 50% do que os seus pares no privado

A ler, na íntegra, de Rui Peres Jorge, no Massa Monetária: “Economistas ganharão menos 50% no Estado face a privado“.

Um excerto:

O Governo justificou o corte salarial no Estado com um estudo do Banco de Portugal que estima que os funcionários públicos ganham, em média, mais 15% que os trabalhadores no sector privado, já levando em consideração o nível de formação médio e as funções desempenhadas. É verdade? É. Mas o trabalho do Banco de Portugal não cauciona de forma alguma (este tipo de) corte salarial. Porquê? Porque a a distribuição salarial no Estado é muito heterogénea: com as reduções salariais de 2011 e 2012 os licenciados em Economia, por exemplo, ficarão a ganhar, em média, menos 50% no Estado do que no sector privado. Os juristas idem. Isto porque algumas das profissões centrais para a boa condução da Administração Pública (dirigentes incluindos) experimentavam, ainda antes dos cortes, prémios salariais negativos face ao sector privado que ultrapassam os 20%. 

Este é um daqueles casos que lembram, por um lado, o anedotário popular sobre médias como medida de distribuição de rendimento, e por outro, o famoso provérbio “com a verdade me enganas”. (…)”

2 comentários

  1. Este tipo de manipulação da informação foi muito usado pelo governo anterior., como maneira de dividir os portugueses. Pelos vistos é considerado como uma boa opção pelo governo actual
    Bem vindo ao país do Sócrates do PSD …

Deixar uma resposta