Economia de Sangue – os diamantes de Angola por Rafael Marques (Sic Notícias)

A SIC Notícias entrevistou esta semana o jornalista angolano Rafael Marques que publicou muito recentemente (em Portugal) o livro “Diamantes de Sangue, Corrupção e Tortura em Angola“. No livro são apresentados 109 testemunhos de pessoas que contactaram diretamente com o negócio dos diamantes em Angola, geralmente de forma trágica para si e/ou para os seus.

Publicamos aqui o vídeo encontrado no You Tube que reproduz uma entrevista de Rafael Marques a Mário Crespo na Sic Notícias. São cerca de 20 minutos de reflexão e denúncia e, acima de tudo, uma oportunidade para constatar uma certa ausência noticiosa além do contrato comercial, sobre o que se passa em Angola.

Angola que é afinal um dos países com quem temos passado, estamos a construir o presente e contamos vir a sonhar o futuro mas sobre o qual habitualmente chega muito pouca informação pública. Angola é hoje um dos nossos maiores investidores externos e um dos nossos mais importantes empregadores no exterior para as novas gerações. É também o país africano que tem há mais tempo o mesmo chefe de Estado. Seguramente, pelo que vamos sabendo de África nos meses mais recentes, e mais que não fosse por puro egoísmo negocial, Angola é hoje um país com forte risco político.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *